SUFRAMA estuda reformulação dos Indicadores do PIM

Amazonianarede – Fábio Alencar

Manaus – A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) formou, no início deste ano, mais de 30 grupos de trabalho internos para discutir estratégias para 2013, visando criar bases para o futuro da autarquia e do modelo como um todo.

Entre os grupos formados está um de reestruturação estratégica, que pretende redesenhar o atual conjunto de indicadores do Polo Industrial de Manaus (PIM), com o objetivo de disponibilizar um conjunto eficaz e fiável de informações para fundamentar as decisões gerenciais e estratégicas da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Hoje, em média, 450 das mais de 600 empresas do Polo abastecem regularmente o sistema de Indicadores com informações como faturamento, produção e mão-de-obra, contribuindo para o mapeamento do modelo. É a partir dos dados apontados nos Indicadores do PIM que a SUFRAMA pode divulgar informações como o faturamento de mais de R$ 73 bilhões em 2012 e a média de empregos de 120 mil pessoas, por exemplo.

A ferramenta é constantemente demandada por entidades de classe, consultores, acadêmicos, órgãos de imprensa e pelas próprias empresas do PIM, que fazem constantes observações sobre os critérios utilizados, sugerindo inclusão de novos dados ou chamando a atenção para retirada de informações não relevantes. “Queremos reformular os indicadores para oferecer uma ferramenta mais moderna e dinâmica, com informações claras e diretas e com a participação mais ampla possível das empresas”, explica o superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira.

Enquanto os Indicadores estiverem sob reformulação, os dados referentes ao modelo, mês a mês, continuarão sendo oferecidos na página da SUFRAMA, na Internet, através do endereço www.suframa.gov.br/zfm_indicadores_do_pim.cfm, mas, devido às alterações que serão implementadas no sistema, paulatinamente, haverá um espaço maior entre o fechamento dos dados e a divulgação.

Janeiro

Com média de 453 empresas enviando dados aos Indicadores, o faturamento do PIM em janeiro ficou em R$ 5.311.394.473, o maior já registrado para o primeiro mês do ano, sendo 7,33% maior que o de janeiro de 2012. Foram admitidos 4.478 trabalhadores e demitidos 3.263, gerando um saldo positivo de 1.215 empregos. No total, janeiro apresentou 118.361 vagas no Polo Industrial de Manaus.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.