Manaus, AM – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apresentou nesta segunda-feira (10), em coletiva à imprensa, as estratégias e ferramentas de gestão que estão sendo utilizadas para redução dos homicídios no Amazonas, que de janeiro a setembro caíram 25%.
Além do reforço de policiamento nas áreas com maior registro de crimes feito pela Policia Militar, o aumento das prisões dos homicidas pela Polícia Civil e a otimização das perícias criminais, o acompanhamento em tempo real das ocorrências por 24h, feito por meio do Whatsapp, no grupo chamado Sala de Situação, tem dado pronta-resposta aos crimes registrados.
A coletiva de imprensa aconteceu na SSP-AM, da qual participaram o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Euler Cordeiro, o delegado adjunto da Delegacia de Homicídios e Sequestros, Luiz Rocha, e o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Jéferson Mendes.
A Sala de Situação, conforme explicou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, foi criada no ano passado, para que o acompanhamento dos crimes e as ações para contenção fossem feitos de forma mais integrada e eficiente, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Ela reúne todos os gestores e técnicos da área de segurança.
O secretário Sérgio Fontes também destacou as ações de cada órgão do Sistema de Segurança, planejadas para que a redução dos crimes de homicídios se concretizasse. “Outro diferencial para a redução também é o atendimento dos profissionais da saúde do nosso Estado, que dão socorro e salvam as vítimas de tentativas de homicídios”, afirmou Sérgio Fontes.
Ações integradas
Nesse sentido, a Polícia Militar tem intensificando o policiamento nas áreas de maior índice de homicídios. Já a Polícia Civil, através de investigação, tem aumentado o número de prisões de homicidas. Neste ano de 2016, já foram 210 prisões, 20% a mais do que todo ano de 2015. O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) também otimizou as perícias técnicas no local do crime para coleta de provas.
Na parte preventiva, o Corpo de Bombeiros tem atuado na orientação em locais de maior movimentação de pessoas e na fiscalização nos bares, enquanto o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) atua na fiscalização e ações de trânsito.
Amazonianarede-Assessoria