Manaus – Balanço de produtividade divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) neste domingo, dia 3, aponta que no último mês de julho, foram registradas 1.323 prisões e detenções em Manaus, além da apreensão de 119 menores infratores. Os dados são com base nos registros do Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops), que coordena as ações policiais e registra as ocorrências.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Paulo Roberto Vital, no total, a Polícia Militar encaminhou 1.215 ocorrências para os Distritos Integrados de Polícia (DIPs), sendo a maioria por tráfico de drogas, roubos, furtos e lesão corporal (brigas). “Esse balanço de prisões envolve todos os casos registrados na cidade, quando os suspeitos de crimes são levados para a delegacia para que o procedimento de flagrante seja feito. Em alguns casos, uma única ocorrência tem vários presos”, explicou.
O secretário lembra que em casos dos crimes de menor potencial, os autores assinam o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) conforme está previsto na legislação. Vital ressalta que o número de prisões no mês de julho reflete as operações que estão sendo realizadas pelos órgãos do Sistema de Segurança.
Como reforço para o programa Ronda no Bairro, que atua de forma setorial nos bairros, Vital destaca que desde o dia 16 de julho, está sendo realizada a operação Manaus Segura, em todas as zonas da cidade, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). “É um reforço no policiamento ostensivo que tem inibido a prática de crimes. Quero ressaltar que a Segurança Pública é algo permanente, mas as estratégias devem ser modificadas conforme as demandas”, disse o secretário.
Vital destaca o trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil que estão empenhadas no combate a criminalidade. “A PM com sua atuação ostensiva que, além de inibir a ação de bandidos, também realiza muitas prisões em flagrante, diariamente, e a Polícia Civil que tem seu trabalho de polícia judiciária e tem dado resultado para a sociedade na solução de crimes”, afirmou.
Homicídios
A SSP também divulgou que o número de homicídios registrados em julho, 58 casos, foi o menor dos últimos três anos no mesmo mês. De acordo com o secretário Vital, em 2012 foram registrados 101 casos de assassinatos no mês de julho, em 2013, o número passou para 70 registros, apresentando uma redução de 30%. “É bom destacar que é a redução em cima da redução, um feito histórico que merece ser destacado e que irá constar no histórico das estatísticas de Manaus”, disse.
Fonte: Ascom