SSP-AM registra 1.323 prisões e detenções no mês de julho em Manaus

Os dados são com base nos registros do Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops)
Os dados são com base nos registros do Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops)

Manaus – Balanço de produtividade divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) neste domingo, dia 3, aponta que no último mês de julho, foram registradas 1.323 prisões e detenções em Manaus, além da apreensão de 119 menores infratores. Os dados são com base nos registros do Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops), que coordena as ações policiais e registra as ocorrências.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Paulo Roberto Vital, no total, a Polícia Militar encaminhou 1.215 ocorrências para os Distritos Integrados de Polícia (DIPs), sendo a maioria por tráfico de drogas, roubos, furtos e lesão corporal (brigas). “Esse balanço de prisões envolve todos os casos registrados na cidade, quando os suspeitos de crimes são levados para a delegacia para que o procedimento de flagrante seja feito. Em alguns casos, uma única ocorrência tem vários presos”, explicou.

O secretário lembra que em casos dos crimes de menor potencial, os autores assinam o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) conforme está previsto na legislação. Vital ressalta que o número de prisões no mês de julho reflete as operações que estão sendo realizadas pelos órgãos do Sistema de Segurança.

Como reforço para o programa Ronda no Bairro, que atua de forma setorial nos bairros, Vital destaca que desde o dia 16 de julho, está sendo realizada a operação Manaus Segura, em todas as zonas da cidade, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). “É um reforço no policiamento ostensivo que tem inibido a prática de crimes. Quero ressaltar que a Segurança Pública é algo permanente, mas as estratégias devem ser modificadas conforme as demandas”, disse o secretário.

Vital destaca o trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil que estão empenhadas no combate a criminalidade. “A PM com sua atuação ostensiva que, além de inibir a ação de bandidos, também realiza muitas prisões em flagrante, diariamente, e a Polícia Civil que tem seu trabalho de polícia judiciária e tem dado resultado para a sociedade na solução de crimes”, afirmou.

Homicídios

A SSP também divulgou que o número de homicídios registrados em julho, 58 casos, foi o menor dos últimos três anos no mesmo mês. De acordo com o secretário Vital, em 2012 foram registrados 101 casos de assassinatos no mês de julho, em 2013, o número passou para 70 registros, apresentando uma redução de 30%. “É bom destacar que é a redução em cima da redução, um feito histórico que merece ser destacado e que irá constar no histórico das estatísticas de Manaus”, disse.

Fonte: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.