SMTU aprende veículos irregulares usados para transporte clandestino

Em seis meses, SMTU apreende 1,1 mil veículos durante operações em Manaus

Manaus, AM – Fiscalização realizada na capital  pela Superintendência  Municipal de Transportes Urbnos, SMTU, apreeendeu 13 veículos utilizados para transporte clandestino de pessoas foram apreendidos em operação realizada no último fim de semana, em Manaus. No primeiro semestre deste ano, foram apreendidos 1.187 veículos irregulares pelos fiscais da Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) nas ruas da capital. Foram recolhidos 831 veículos durante todo o ano de 2016.

Segundo a SMTU, os veículos eram utilizados para transporte clandestino de pessoas em diversas categorias, como mototaxis, táxis, ônibus escolar, taxi-frete ou chamado “frete carga”, veículos que fazem fretamento especial para as empresas do Distrito, alternativo e executivo, lotação (as chamadas Kombis clandestinas) e ônibus do transporte urbano.

Do total de veículos retirados das ruas entre a sexta (28) e o domingo (30), 12 eram motocicletas usadas como mototáxi sem a devida documentação e um atuava como táxi clandestino.

A operação foi feita pela Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) em parceria com policiais militares da 9ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

De acordo com o superintendente da SMTU, Ronaldo Brito, as operações em parceria com a Polícia Militar serão mantidas para coibir irregularidades e combater o transporte ilegal na cidade. “Manteremos essas ações para valorizar cada vez mais quem obedece normas relativas ao transporte de passageiros”, disse Ronaldo Brito.

Também foram realizadas 32 abordagens a condutores de motocicletas, 20 carros e a 179 pessoas na ação do fim de semana.

Junho

No mês de junho, 173 veículos que faziam transporte irregular de passageiros foram retirados das ruas durante a fiscalização.

Os veículos foram encaminhados para parqueamento da superintendência. Eles podem ser recuperados caso o proprietário pague a multa, o guincho e o valor da diária.

A multa para quem faz transporte clandestino varia de acordo com cada categoria. As kombis lotação irregulares são multadas em 40 Unidade Fiscal do Município (UFM), que corresponde a R$ 3.993,60. Para mototaxista é de 25 UFM, ou seja R$ 1.497. Para taxistas irregulares a multa é de 25 UFM, que soma R $2.496. Se houver caso de reincidência, o valor da multa é dobrado.

Veículos apreendidos

De janeiro a junho de 2017, 1.187 veículos irregulares que fazem transporte clandestino foram apreendidos pelos fiscais da Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) nas ruas de Manaus. A quantidade superou as apreensões realizadas em 2016, quando foram recolhidos 831 veículos durante todo o ano.

Neste semestre foram 803 motocicletas de mototaxistas clandestinos apreendidas. Seguido de 160 táxis clandestinos. Foram 75 lotações irregulares interceptadas e 46 veículos clandestinos de táxis fretes.

Amazomianarede-AmazonasTv

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.