SMTU anuncia resultado dos estudos para nova tarifa de ônibus

Amazonianarede – Semcom

Manaus – Durante entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (7), na sede administrativa da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), o superintendente Wesley Aguiar, anunciou o resultado da análise da planilha de custo do Sistema de Transporte Coletivo, realizada pelos técnicos do órgão, que apontou a necessidade do aumento de R$ 0,16. A tarifa de R$ 2,91 ficou abaixo do esperado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Manaus (Sinetram).

Durante a coletiva, o superintendente também informou a decisão do prefeito Amazonino Mendes, que não autorizou o reajuste, por não considerar ético e nem correto conceder esse reajuste a poucas semanas do término do mandato dele.

Para chegar ao novo valor, os técnicos usaram como base a metodologia de cálculo de tarifa GIPOT, do Ministério dos Transportes. A equipe analisou itens como a quilometragem rodada, custo do combustível, número da frota operante, número de passageiro equivalente, número de passageiros estudantes, salário dos motoristas e principalmente o índice de passageiros por quilômetro rodado (IPK) que teve redução de março a novembro de 2012 de 2,28%. De acordo com a planilha, um ônibus transporta 1,6 passageiros por quilômetro rodado.

Para o superintendente, o reajuste só chegou a R%2,91 devido a redução no número de passageiros. “Além da grande concorrência com outros modais como mototaxis e executivos, as pessoas que compraram carros também deixaram de utilizar o Sistema de Transporte Público. Não podemos obrigar as pessoas a utilizarem os ônibus convencionais, mas nosso desafio é fazer com que o cidadão deixe o carro e seja estimulado a usar o transporte público, mas, para isso, é preciso agilidade dos ônibus”, lembrou.

(FOTO: MARCIO JAMES)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.