Sistema de produção alternativo de alimentos é premiado em rede internacional

Prêmio internacional
Prêmio internacional

O projeto Sistema de Produção Integrada Alternativa de Alimentos – Sisteminha Embrapa, desenvolvido pelo pesquisador Luiz Guilherme e aperfeiçoado pela Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI), foi mais uma vez premiado. Desta vez, na categoria Inovação Social.
O projeto ganhou o Prêmio Innovagro 2014, da Rede de Gestão de Inovação do Setor Agroalimentício – Rede Innovagro, que tem sede no México.

O prêmio será entregue no dia 24 deste mês, na cidade de Córdoba, na Espanha, abrindo o Seminário Internacional de Redes de Inovação em Agroalimentos. Estavam concorrendo ao Innovagro 2014, representantes de instituições do México, Nicarágua, Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Costa Rica e Brasil.

O projeto premiado nasceu em dezembro de 2011, e utiliza materiais disponíveis na região nordeste, com ênfase na aquicultura, e é voltado para o fortalecimento da produção de base familiar, desenvolvendo oportunidades de negócios com origem em empreendimentos ligados ao Sisteminha Embrapa.

Em 2013, o Sisteminha Embrapa foi o 3º colocado no Prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, na categoria Instituições de Pesquisa e Universidades, e recebeu R$ 30 mil para o investimento na iniciativa.

Também no ano passado, mais de 2.500 pessoas, em mais de 30 eventos, conheceram a tecnologia, além de um convênio de mestrado na Universidade Federal do Piauí e três especializações na Universidade Estadual do Piauí, mostrando o destaque do projeto no âmbito acadêmico do estado. O sistema gerou também três monografias e um projeto aprovado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

Por: Fernando Sinimbu – Embrapa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.