Simulação de emboscada treina habilidades de Policiais Civis

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – Uma autoridade chega a Manaus. Ela é recebida pelo Serviço de Proteção da Polícia Civil do Amazonas e conduzida ao destino pré-definido. No entanto, para a surpresa dos responsáveis pela escolta, ao desembarcar do veículo, diversos disparos de armas de fogo são efetuados em direção da personalidade. Em segundos, a autoridade é recolhida de volta ao veículo, que sai em disparada, juntamente com outros dois carros de apoio.
O que parece roteiro de filme ou de uma teoria conspiratória, na verdade fez parte da simulação de emboscada realizada na última quarta-feira (16) no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus, Zona Centro-Oeste da cidade. O treinamento estava previsto na programação do 1º Curso de Proteção de Autoridades promovido pela Polícia Civil do Amazonas no Estado. Ao todo, dez policiais civis participaram dos exercícios práticos, que tiveram início às 9h.

Buscando dar maior naturalidade à ação, integrantes da imprensa local, que acompanhavam a simulação fazendo cobertura jornalística, também participaram como “protegidos”, virando alvos dos atiradores na simulação.

O Coordenador de Cursos da Polícia Civil do Amazonas, André Zogahib, ressalta o empenho da atual gestão da entidade em qualificar seus profissionais e modernizar a estrutura institucional. “Temos um calendário de cursos previstos até o ano que vem nas áreas de investigação, inteligência, identificação, entre outras, que irão atender servidores tanto das atividades meio quanto das atividades fim, visando, além da Copa de 2014, a melhoria para os anos seguintes”, argumentou Zogahib.

O Delegado Geral de Polícia Civil, Josué Rocha, destaca a importância do treinamento. “Esse curso é de extrema importância, pois irá capacitar nossos policiais para a proteção de autoridades de diversos segmentos. Entre elas, eclesiásticas, políticas, de Estado ou visitantes. A iniciativa representa um grande avanço da instituição no Estado”, declarou.

De acordo com o Delegado Geral, os participantes do treinamento inédito serão responsáveis pelo repasse das informações aos demais integrantes da Polícia Civil. Uma espécie de multiplicadores dentro da instituição.

Para o instrutor de Segurança e Proteção de Autoridades Sérgio de Menezes, outras atividades estão previstas para os próximos dias. “Nos próximos dias iremos realizar outros treinamentos. No entanto, os detalhes só serão revelados momentos antes de cada exercício. A medida serve para estimular a criatividade dos alunos diante de situações inesperadas”, explicou.

O curso, que teve início na última sexta-feira (11) será concluído no dia 18 de janeiro, totalizando 86 horas de carga horária. O treinamento tem a coordenação do especialista em Segurança Pessoal José Renato Preto de Oliveira.

Ele foi escolhido pela Polícia Civil do Amazonas devido a larga experiência em Segurança Presidencial. José Renato cuidou da segurança de presidentes da República como Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.