Shows e anúncio dos selecionados movimentam o início do Festival no Teatro Amazonas

(Foto: Divulgação)

A Música Popular Brasileira (MPB) tomou conta do Teatro Amazonas na noite de terça-feira (3 de setembro), no lançamento do 4º Festival Amazonas de Música (FAM), que além dos shows com os vencedores da última edição, Nicolas Jr., Gil Valente e Sofia Amoedo, acompanhados pela Orquestra de Violões do Amazonas, contou ainda com o anúncio dos 36 selecionados para este ano.

O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Os anúncios dos classificados foram feitos durante os intervalos de cada apresentação. Com a abertura do espetáculo feita pela terceira colocada do FAM do ano passado, Sofia Amoedo, em alguns momentos a plateia, formada em grande parte por músicos que concorreriam as vagas do festival, esqueceu a tensão da disputa.

“As apresentações foram maravilhosas. O espetáculo dos três últimos vencedores nos deu um ar de tranquilidade para quem concorre este ano. Isso sem falar da qualidade”, afirmou o músico e também concorrente Cileno de Oliveira.

Os primeiros selecionados anunciados foram os espetáculos “Música de Beiradão” e “Samba de Responsa”, que participarão da categoria Circula Manaus, direcionada para artistas com produções firmadas e trajetórias já consolidadas no Amazonas.

Após isso, o segundo lugar da última edição do FAM, Gil Valente apresentou um de seus sucessos “Obra Prima”, seguido do anúncio dos quatro espetáculos selecionados para mostra não competitiva: All my hate, DJ Carapanã e Jander Manauara, Fênulo Toca na Terra da Cultura Popular e Essência.

Por fim, após a apresentação do campeão do 3º FAM, Nícolas JR., foram anunciados os 30 selecionados da mostra competitiva para disputarem esta edição. “Vai ser uma honra participar mais uma vez do festival, que agora está mais maduro”, disse Cileno, que participou de todas as edições anteriores, sendo premiado por várias vezes.

De acordo com ele, este ano o FAM está maior em todos os aspectos. “Não só em quantidade, mas também em qualidade. A Secretaria da Cultura acertou mais uma vez com esse evento, que é uma necessidade dos artistas amazonenses”, disse a diretora de Eventos da SEC, Natalia Mene.

“A abertura do evento foi grandiosa. O público de Manaus lotou o Teatro. A Secretaria da Cultura, que vem realizando eventos cada vez mais grandiosos não poupou esforços. Além disso, a qualidade dos espetáculos selecionados também deverá agradar ao público, uma vez que a comissão que os escolheu foi muito criteriosa”, afirmou o diretor geral do FAM, o maestro Davi Nunes.

Sobre o evento – O 4º Festival Amazonas de Música será realizado no Centro Cultural Amazonino Mendes (Bumbódromo), entre os dias 25 e 28 de Setembro, com apresentação de 30 selecionados para Mostra Competitiva, 4 shows na Mostra Não Competitiva e 2 na Mostra Circula Manaus. Os prêmios vão de R$ 1 mil a R$ 18 mil.

A abertura do evento em Parintins que acontece no dia 25 de setembro, traz como atração um dos mais influentes artistas da música brasileira, Milton Nascimento. E o encerramento com a cantora Sandra de Sá.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.