
Manaus, AM – Hoje, sexta-feira foi um dia de muita chuva em Manaus com muitos transtornos para a população da capital do Amazonas, com as ocorrências comuns de alagamentos, queda do fornecimento de energia elétrica e desligamento de semáforos e acidentes de trânsito de menor gravidade.
Por meio das redes de WhatsAppp, a população compartilhou uma verdadeira enxurrada de imagens produzidas pela chuva na cidade.
Estas são da queda do muro e afundamento de parte do estacionamento de uma faculdade particular de Manaus – a Fametro – na zona Centro-Sul da cidade, que deixou vários veículos danificados e prejuízos materiais para os proprietários.
Bombeiros
Após ser notificado, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM) deslocou o Comandante de Socorro para fazer uma vistoria no local.
Segundo a assessoria da corporação, apesar dessa e outras ocorrências de menor gravidade, não houve ligações para o 193.
Conforme a Defesa Civil municipal, a té às 15h desta sexta-feira, a Central de Emergência 199 do órgão recebeu 23 chamados em virtude da chuva.
Segundo os pluviômetros instalados pelo órgão na cidade, em parceria com o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuva pelo período da manhã foi de 65,8 milímetros. Em nenhum dos casos houve o registro de feridos.
Balanço geral
O balanço geral contabiliza cinco alagações nos bairros São Jorge, Santo Agostinho, Compensa, Comunidade Grande Vitória, Comunidade Nova Vitória; deslizamentos de barranco no Conjunto Francisca Mendes, Mauazinho e Colônia Terra Nova 3, Redenção; casa com risco de desabar nos bairros Compensa , Nova Esperança e Jorge Teixeira, um risco de tombamento de árvore no bairro Jorge Teixeira; um muro com risco de desabamento no bairro Glória; barrancos em risco de desabamento na Comunidade Nova Vitória, Colônia Santo Antônio, Colônia Terra Nova 1; desabamentos de casa no bairro Tancredo Neves, bairro da Paz; uma cratera no loteamento Novo Reino; desabamentos de muros no bairro Tancredo Neves e Redenção, e ainda uma erosão, no Centro de Manaus.
O Departamento de Operação do órgão informou que as equipes técnicas estão em atendimento das ocorrências e a central de emergência 199 segue em pronto atendimento 24h.
Monitoramento
O monitoramento nas áreas de riscos da cidade, no período chuvoso, é realizado diariamente pela Defesa Civil, e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesa Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários que ajudam o órgão a monitorar esses locais. Outro reforço é o monitoramento por pluviômetros instalados na capital.
Previsão para este sábado
A previsão para este sábado (30) é de tempo bastante instável na região Norte do país.
A variação entre sol e chuva na região provoca céu nublado e chuva a qualquer hora do dia em grande parte do Amazonas, do Pará e do Acre.
Nos demais estados, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva com raios a partir da tarde.
Amazoninarede-RT