Servidores da Semed fazem doação de sangue

(Texto: Thiago Botelho – Foto: Cleomir Santos)

Manaus – Servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) doaram sangue, na manhã desta quarta-feira (19), à Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

A ação ocorreu na própria sede da secretaria para ajudar a aumentar o estoque de sangue da Fundação antes do feriado do Carnaval. Ao fim da ação, cerca de 70 bolsas foram coletadas e encaminhadas para o banco de sangue da instituição.

Estacionado no pátio da Semed, o Vampirão, ônibus coletor de sangue do Hemoam, recebeu os doadores. Os interessados passavam por uma triagem onde eram avaliados pré-requisitos para as doações, como: ter mais de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, ter mais de 18 anos, entre outros. Em seguida era feita a coleta que durava pouco mais de dez minutos em cada pessoa.

O funcionário do setor de Planejamento, Rubens Felipe de Castro, 21, foi o primeiro da fila de doadores. Ele disse que despertou para a ação solidária quando a mãe de um amigo precisou de doação no ano passado.

“Eu acordei mais cedo justamente para ser o primeiro. Cheguei aqui antes do ônibus do Hemoam. Eu acredito que essa é uma ação de amor ao próximo. Sempre que posso, faço minha parte”, comentou.

A vontade de ajudar o próximo fez a professora Sueli Gomes de Souza sair da escola onde leciona, na rodovia AM-010, e vir até a sede da Semed para doar sangue. Doadora pela primeira vez, ela conta que sentiu o desejo de ajudar.

“Nunca tinha sido despertada para isso, mas quando soube que iriam fazer coleta de sangue aqui na Semed, algo tocou meu coração e disse que era para eu estar aqui. Não pensei duas vezes e me desloquei da minha escola para cá, sem nem pensar na distância”, afirmou.

Reconhecimento

O servidor da Folha de Pagamento, André Cristiano Martins, recebeu certificado de honra ao mérito por ser doador assíduo. Desde 2010, ele doa sangue, pelo menos, três vezes ao ano. “Fico feliz pela homenagem, mas vejo isso como uma obrigação. Todos devem ajudar os que precisam. Minha esposa sempre doou e em 2010, senti vontade também e desde então não parei mais de doar”, explicou.

Parceria

A Assistente Social do Hemoam, Luciclea Ribeiro, explicou que a presença do Vampirão na Semed faz parte das ações de coleta externa do Hemoam, que irá percorrer órgãos públicos e privados em busca de doadores. O objetivo é conseguir coletar, pelo menos, 1,8 mil bolsas de sangue até o Carnaval, quando a demanda é acima do normal. “Vamos percorrer as instituições em busca de doadores. A Semed sempre é uma boa parceria, pois, os professores compreendem melhor a ideia de responsabilidade social”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.