Servidores da Seduc participam de treinamento de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros

23-07bombeiroManaus – A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), está promovendo o treinamento de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros.
O curso tem carga horária de 20 horas, dividida em aulas teóricas e práticas, e tem como proposta capacitar e treinar os servidores públicos quanto ao conhecimento e prática de brigada de incêndio e atendimento de primeiros socorros em situações de emergência e urgência.

Representando a Seduc, um grupo de 14 profissionais está participando da formação que teve início na segunda-feira (21 de julho) e segue até a próxima sexta-feira (25).

Nas secretarias do Estado, a oferta de treinamentos para os funcionários é feita pela Sead, por meio do Sistema de Controle de Desenvolvimento de Servidores (Sides), que identifica a necessidade de capacitação e reciclagem de servidores da Administração Pública Estadual, visando uma qualificação profissional de excelência.

De acordo com a gestora do Sistema na Seduc, Ionariellen Cavalcante, o treinamento é primordial para os servidores saberem agir em situações de emergência. “Devido ao incêndio que afetou parte da estrutura do Centro de Mídias da Seduc, a Secretaria viu a necessidade de capacitar seus servidores para serem orientados em relação a como proceder diante de situações de emergência”, destacou.

Segundo Ionariellen, os 14 servidores que passam pelo treinamento estarão, ao final do curso, aptos a instruírem e orientarem outros servidores da Secretaria a como agirem em situações de emergência.

Treinamento

Entre as atividades do treinamento estão oficinas voltadas para a “introdução e comportamento do fogo”, “extintores portáteis e mangueiras de incêndio”, “técnicas de extinção de incêndio”, além da “prática de primeiros socorros”.

O sargento e instrutor do curso, Júlio Araújo, avaliou como positiva a capacitação dos servidores. “O treinamento é um ganho pessoal para o servidor. Para a instituição o treinamento é muito importante porque ao final do curso você terá um profissional capacitado para agir em situações de emergência, não apenas se tratando de incêndios, mas também em situações de acidentes que necessitem de primeiros socorros”, destacou.

Para o gerente de soluções tecnológicas do Centro de Mídias da Seduc, Reinier Alex Oliveira, que está participando da capacitação, o curso é um aprendizado valioso. “O treinamento visa a prevenção de incêndios e atendimento de primeiros socorros, então é bastante útil para nós, principalmente devido ao incidente que ocorreu no Centro de Mídias. É um aprendizado que pode ser muito importante em um momento de emergência e que pode ser repassado aos demais servidores”, afirmou Reinier.

Foto: Eduardo Cavalcante

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.