Servidor Solidário: Prefeitura promove ações sociais até este sábado

Servidor Solidário

Servidor Solidário

Amazonianarede – Semcom

A Prefeitura de Manaus deu início, nesta sexta-feira (23), a uma série de ações sociais, que fazem parte da “Campanha Servidor Solidário”, que neste ano irá beneficiar 18 instituições filantrópicas de Manaus. Neste sábado (24), as atividades serão realizadas em outras nove entidades. Até o fim da programação, que deve ser concluída em 7 de dezembro, todas as instituições participantes da campanha receberão as ações, que incluem atendimento médico, emissão de documentos, atividades recreativas, entrega de donativos, entre outros serviços. Aproximadamente 10 mil pessoas, atendidas pelas entidades, serão beneficiadas pela campanha.

A programação ocorre anualmente em alusão ao Dia do Servidor Público (28 de outubro) e é coordenada pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM). Neste ano, está sendo desenvolvida com a participação de outras 19 secretarias e órgãos vinculados à Prefeitura. A diretora-presidente da FESPM, Angela Bulbol de Lima, explica que o objetivo é envolver os servidores municipais e familiares em ações de cidadania. Ela destaca que todas as atividades da ação social são realizadas por servidores voluntários. “A campanha se tornou um sucesso em função da adesão maciça dos servidores, que estão sempre engajados em promover o bem”, frisou.

Nesta sexta-feira, pela manhã, a programação ocorreu na Casa da Criança e no Lar Fabiano de Cristo – Casa Joanna de Angelis. Na Casa da Criança, as atividades foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Finanças (Semef), que fez doação de material de limpeza e higiene para a instituição filantrópica, que atende 380 crianças, com idades de 2 a 5 anos. Houve, também, programação recreativa que incluiu apresentação dos Garis da Alegria, orientação de educação ambiental, entrega de lembranças e lanche. As crianças atendidas pertencem a famílias de baixa renda, cujos pais precisam de auxílio para cuidar dos filhos, enquanto trabalham. A subsecretária de assuntos administrativos da Semef, Ricarda Galvão, destacou que a ação representa o esforço do poder público em estabelecer relação de respeito com o cidadão, especialmente na esfera social.

O material de limpeza doado pela Semef deve durar de três a quatro meses, conforme estimou a diretora-presidente da Casa da Criança, irmã Rosalie Ribeiro de Freitas. “Ficamos muito felizes em receber as doações. Não é fácil manter a Casa, é preciso garra e coragem para continuar. E sempre contamos com pessoas que têm um grande coração para nos ajudar nessa tarefa”, disse. A instituição é coordenada pelas Filhas da Caridade São Vicente de Paulo, congregação da Igreja Católica, e recebe auxílio de doadores e suporte da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na área da educação infantil.

Também na sexta-feira, foram feitas entregas na Fundação Dr. Thomas, na rua Recife, nº 1511, Adrianópolis; e no Lar Francisco de Assis, na rua Pedro Teixeira, nº 5, Santa Etelvina. Já neste sábado, as ações serão promovidas, nas seguintes entidades: Associação de Apoio à Criança com HIV (AACH); Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc); Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa); Centro de Formação Vida Alegre; Casa do Caminho Thomás de Aquino; Aldeias Infantis SOS Brasil – Amazonas; Lar Francisco de Assis, Desafio Jovem de Manaus; e Casa Mamãe Margarida. Nestas duas últimas, serão feitas apenas a entrega de donativos. Na Aldeia Infantil SOS Brasil – Amazonas, na rua Cacilda Pedroso, nº 600, no bairro Alvorada I, a atividade deste sábado será promovida por três órgãos – FESPM, Sempab e Semje, a partir das 9h.

Até o fim da programação, também serão beneficiadas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae); Lar Batista Janell Doyle; Associação Amazonense de Integração de Pais e Deficientes Mentais (Ademe); Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (Adcam); e Sociedade Espírita de Assistência Nosso Lar.

(FOTO: RODRIGO BRANDÃO)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.