Semtrad busca parceria com a Caixa Econômica para investir em bancos comunitários

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad), Guto Rodrigues, esteve com o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Paulo Henrique Souza, para discutir parceiras entre os dois órgãos, principalmente para a fomentação dos bancos comunitários.

Também participaram do encontro o gerente de Economia Solidária da Semtrad, Virgílio Melo e o diretor Financeiro da CEF, Arnaldo Reis.

Paulo Henrique afirmou que a Caixa está disponível para essas parcerias. “É interesse da Caixa Econômica entrar nessa parceria com a Prefeitura de Manaus. Estamos nos colocando a disposição”, disse.

Acompanhando o secretário, o gerente de Economia Solidária da Semtrad, Virgílio Melo, declarou que a expectativa é implantar os bancos comunitários. “Estamos felizes. Com o apoio da Caixa vamos poder avançar. A nossa expectativa é implantar os bancos comunitários que já estão em andamento em Manaus para que as pessoas mais carentes possam ter uma política de microcrédito mais dentro da sua realidade”, finalizou.

Bancos Comunitários

Os bancos comunitários são serviços financeiros solidários em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para geração de trabalho e renda, tendo como base os princípios da economia solidária. O objetivo é desenvolver economicamente e socialmente um território através do financiamento de produção e consumo e apoio a cultura e o lazer nas comunidades locais.

O banco comunitário é gerido pela própria comunidade através do comitê gestor, conselhos comunitários ou fóruns de empreendedores locais. Fazem parte da administração do banco: o coordenador, o caixa e o analista de crédito.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.