SEMSA prepara a instalação de mais três ambulatórios de controle de tabagismo

28-07cigarroManaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está capacitando profissionais para a implantação de três novos Ambulatórios para Tratamento de Fumantes.
A capacitação em “Abordagem Breve e Intensiva ao Fumante” já foi iniciada na Escola de Serviço Público Municipal (Espi) e encerrada na sexta-feira, 25, tendo a participação de 50 profissionais de saúde.

A chefe do Núcleo de Promoção a Hábitos de Vida Saudáveis, Fernanda Gabriela Alves de Araújo, informa que a capacitação vai permitir a implantação de novos ambulatórios no Módulo Dom Milton, na zona Oeste, e, em parceria com o Governo do Estado, no Centro de Reabilitação de Dependência Química Ismael Aziz e no Centro Sócio-Educativo Dagmar Feitosa, além de possibilitar a reabilitação dos ambulatórios já existentes.

Os três novos ambulatórios deverão iniciar as atividades a partir da segunda quinzena do mês de agosto. “Depois da capacitação, a Semsa também estará reabrindo as atividades dos ambulatórios na Policlínica Ivone Lima e na UBS Alfredo Campos, e os ambulatórios na Policlínica Franco de Sá e na UBS Deodato de Miranda Leão serão fortalecidos”, informa Fernanda Gabriela.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, a capacitação está sendo direcionada para profissionais médicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e técnico de enfermagem, abordando principalmente a terapia cognitiva comportamental, a estrutura utilizada no tratamento dos fumantes, o funcionamento estrutural dos ambulatórios, a dependência química e os medicamentos utilizados no tratamento.

As pessoas atendidas nos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes da Semsa recebem acompanhamento multiprofissional. O tratamento é feito em grupo e baseado na terapia cognitiva-comportamental.

Dependendo do quadro clínico, o paciente recebe, inclusive, a medicação de suporte. “Os ambulatórios de controle de tabagismo fazem parte de um projeto muito bem estruturado pelo Ministério da Saúde e em Manaus cada UBS estrutura o serviço de acordo com a realidade local”, explica Homero de Miranda Leão.

Uma nova capacitação será realizada no mês de setembro com o objetivo de reabilitar o serviço na Unidade Básica de Saúde da Família N – 06, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, e na Policlínica Dr. José Antônio da Silva, no Monte das Oliveiras, e para ampliar o serviço na UBS Balbina Mestrinho, e na UBS Áugias Gadelha, localizadas na zona Norte.

Amazonianarede – Eurivânia Galúcio (Semsa)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.