Semsa convoca famílias para acompanhamento do Programa Bolsa Família

Manaus – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) faz um alerta para que as 114 mil famílias cadastradas no Programa Bolsa Família (PBF) procurem as unidades de saúde do município até o dia 7 de junho para fazer o acompanhamento periódico das condicionalidades de saúde, como a situação nutricional.

O acompanhamento é um dos requisitos para manter o beneficio. “É imprescindível que as famílias não deixem para a última hora, para não correr o risco de perder o Bolsa Família”, disse o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo.

“O acompanhamento consiste em pesar e medir, checar o cartão de vacinação, imunizar as crianças e grávidas, dentre outras exigências. É importante que as famílias não esqueçam de levar o cartão do programa, com identificação do NIS, cartão de vacinação ou cartão de gestante, conforme o caso”, ressaltou Evandro Melo.

O secretário disse que o acompanhamento de condicionalidades pode ser feito em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), mas é recomendado que a pessoa se dirija à unidade onde fez o último acompanhamento.

O público-alvo do acompanhamento são as crianças menores de sete anos de idade, cujos pais ou responsáveis sejam beneficiários do programa; as mulheres na faixa etária de 10 a 44 anos, incluindo as gestantes, que recebam o auxílio financeiro do Governo Federal. Os pais precisam estar atentos para manter atualizado o cartão de vacinação dos filhos. Essa exigência vale para crianças com até seis anos e 11 meses de idade.

Para as grávidas em qualquer período da vida gestacional, também incluídas no Programa, é obrigatória a apresentação do Cartão da Gestante e participação nas atividades educativas desenvolvidas pelas equipes da saúde, que tratam sobre aleitamento materno e alimentação saudável.

O acompanhamento das condicionalidades de saúde é realizado duas vezes ao ano. O PBF é destinado às famílias em situação de extrema pobreza e com renda per capita de até R$ 69.(Semcom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.