
AGENTES DA SEMASDH ABORDAM MORADORES DE RUA.
FOTO: ALTEMAR ALCANTARA / SEMCOM
Manaus – Uma equipe da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) abordou, na noite desta quinta-feira, 28, oito pessoas, moradoras de vias do Centro Histórico de Manaus. A ação começou às 20h e contou com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.
De todos os moradores abordados, apenas um deles, que forneceu à equipe o nome de Robson e afirmava ter 27 anos, aceitou o encaminhamento para uma clínica no Tarumã, zona Oeste de Manaus.
A abordagem às pessoas em situação de rua é parte das ações da Prefeitura de Manaus, dentro do projeto Viva Centro Galerias Populares. No mês de abril, a secretaria intensificou o trabalho na área da Feira da Banana, na Manaus Moderna.
“Além das ações corriqueiras, agora, em dias específicos, reunimos um número maior de profissionais para aumentar a capacidade de sensibilização dessas pessoas para que deixem as ruas e passem a ser atendidas pelos nossos espaços de acolhimento institucional”, destacou a secretária da Semmasdh, Goreth Garcia, acrescentando que o encaminhamento dessas pessoas em situação de rua deve ser consensual. “Não podemos obrigá-las a sair dos locais públicos. “Nosso foco é a sensibilização e a capacitação para que encontrem uma nova oportunidade de recomeçar suas vidas”.
Amazonianarede