Semmasdh firma parceria com instituto para instalação de ludotecas nos Creas

Goreth Garcia Ribeiro, titular da Semmasdh
Goreth Garcia Ribeiro, titular da Semmasdh
Goreth Garcia Ribeiro, titular da Semmasdh

Manaus – A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) firmou parceria com o Instituto Sabin, na tarde desta sexta-feira, 24, para a instalação de ludotecas nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Manaus. As primeiras ludotecas deverão ser entregues até outubro deste ano.

Cada ludoteca é composta por um conjunto de jogos e recursos pedagógicos e lúdicos voltados a potencializar o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. Esses equipamentos ajudam as vítimas a expressar e interpretar os fatos que aconteceram. Uma equipe de profissionais especializados (psicólogos e assistentes sociais) incentiva o manuseio dos objetos, de tal maneira que a vítima seja estimulada a desabafar e a contar o que passou.

“Nós vamos equipar uma sala em cada um dos Creas. Essa sala tem a cara de uma brinquedoteca com o layout, adesivos, brinquedos e mobiliário. É um ambiente de acolhimento que tem o lúdico como estratégia para que os profissionais realizem o atendimento às vítimas. É um meio para que haja a qualificação desse atendimento, proporcionando ferramentas que facilitem a relação”, afirmou Fábio Deboni, gerente executivo do Instituto Sabin.

Para a secretária da Semmasdh, Goreth Garcia Ribeiro, a parceria além de proporcionar um acolhimento diferenciado às crianças vítimas de abusos e maus-tratos, permite a qualificação do profissional responsável pelo atendimento já que a parceria contempla a instalação da ludoteca e a preparação de profissionais para utilizarem os aparelhos.

“É muito importante essa parceria porque vamos ter as ferramentas necessárias para realizar um bom atendimento e os nossos servidores serão preparados por profissionais que já acumulam a experiência no acolhimento às vítimas que tiveram seus direitos violados. Com isso, a cidade ganha uma melhor qualidade nos serviços”, declarou Goreth Garcia Ribeiro.

Criação e desenvolvimento

O Projeto Ludoteca, do Instituto Sabin, foi criado em 2008, no Distrito Federal, com a intenção de proporcionar uma melhoria nos atendimentos realizados na rede pública (de saúde, de justiça e de assistência social) voltados a crianças e adolescentes em situação de violência, maus-tratos ou negligência. Hoje, o projeto já está presente em 47 cidades de nove estados brasileiros.

Em Manaus, o Instituto Sabin registra três anos de atividades desenvolvidas.

Amazonianarede-Semcom

 

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.