Semed lança campanha para evitar desperdício de água e luz nas escolas e prédios da rede escolar

Escolas municipais em campanha para economizar água e energia elétrica
Escolas municipais em campanha para economizar água e energia elétrica
Escolas municipais em campanha para economizar água e energia elétrica

Manaus -Evitar o desperdício de água e energia é o foco de uma campanha lançada na manhã desta quarta-feira, 3, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A mobilização será levada às escolas e estruturas administrativas do órgão e teve como primeira ação a palestra de sensibilização com o tema “Consumo consciente: água e energia”.

A palestra, foi proferida pelo engenheiro Jurimar Ipiranga, assessor de Eficiência Energética, Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrobrás Amazonas Energia.

O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 3, no Auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da Semed.

A palestra contou com a presença da subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, dos gestores das escolas municipais, dos departamentos da Semed, dos assessores e gerentes das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) do órgão, além de representantes da Semad.

O gestor de Contas Públicas da Semed, Artur César Pimenta, acredita que a presença dos responsáveis pelas escolas, da sede e divisões distritais na palestra fará a diferença na busca pelos resultados. “As escolas que alcançarem os índices na redução de consumo serão inclusive premiadas”, disse.

O palestrante do encontro, Jurimar Ipiranga, da Eletrobrás Amazonas Energia, explicou que passou orientações para alertar e conscientizar a comunidade escolar sobre a gravidade do desperdício de água e energia. “As dicas de economia de energia vão fazer com que os servidores públicos tenham uma visão de reflexão sobre esse consumo, sobre a questão da consciência e da atitude de usar (a água e a energia) de forma econômica para que dure e não custe caro aos cofres públicos”.

A iniciativa ganhou o apoio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). “Quero parabenizar a Semed pela iniciativa de lançar essa campanha interna de conscientização dos servidores, que faz parte de um projeto maior desenvolvido pela Semad”, disse a diretora da Divisão de Controle de Contas Públicas do órgão, Sônia Lira.

A gestora Maria Santana, da Escola Municipal Vicente de Paula, localizada no bairro Japiim, zona Sul, lembrou que já realiza um trabalho de conscientização sobre o desperdício de água e energia. Para ela, a palestra foi muito útil porque as informações serão utilizadas para dinamizar seu trabalho com os alunos na escola.

“Eu já faço esse trabalho há muitos anos, porque percebo que a questão do uso e desperdício é cultural. Por conta de tudo isso, nós temos que fazer um trabalho diário e constante com a comunidade escolar e funcionários. Com essa palestra, vou lapidar ainda mais o que vem sendo feito em nossa escola”, afirmou, destacando que a unidade educacional conta com um total de 1.800 alunos em três turnos.

Amazonianarede

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.