Semasdh combate exploração sexual e trabalho infantil no Carnaval 2014

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), começou, na noite desta terça-feira (18), as ações de enfrentamento ao trabalho infantil e violência sexual de crianças e adolescentes no Carnaval 2014.

A ação teve largada na Feirinha do Tururi, no Largo do Mestre Chico, no Centro, e estará neste e em outros locais durante todo o período carnavalesco.

Uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e abordadores sociais da Semasdh, além de conselheiros tutelares, visitou a Feirinha do Tururi para combater casos de exploração sexual, trabalho infantil e maus-tratos, entre outras situações que violem os direitos das crianças e adolescentes.

O trabalho das equipes de abordagem visa sensibilizar as pessoas para que contribuam com o enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes. Nos locais visitados, os servidores e conselheiros tutelares farão a identificação das crianças e adolescentes em situação de risco ou irregular e as levarão até suas casas, onde os pais ou responsáveis serão notificados.

Caso não seja possível o contato imediato com os familiares, as crianças serão encaminhadas ao Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes sob Medida Protetiva.

Na primeira noite de atuação, a secretaria identificou quatro crianças e adolescentes – com idade entre 13 e 16 anos – no foco das ações. Elas foram levadas até suas famílias, que receberam orientação e foram cadastradas para acompanhamento pelo Centro de Referência Especializadoem Assistência Social (Creas). Um adolescente de 16 anos será encaminhado para programa de estágio.

As ações de enfrentamento na Feira do Tururi são uma prévia da atuação da Semasdh na Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente no Carnaval 2014. O trabalho é coordenado nacionalmente pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH). Esta será a nova vez consecutiva que a Prefeitura de Manaus participa da campanha.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.