Semana da Cultura Indígena leva etnias ao Parque do Mindu

(Reportagem: Ulysses Marcondes/Foto: Marinho Ramos)

A prefeitura de Manaus deu início a mais um evento para comemorar os 344 anos da cidade. Desta vez foi a Semana da Cultura Indígena, coordenada pelo Conselho Municipal de Política Cultural (Concultura), que reuniu nas dependências do Parque Municipal do Mindu, nesta terça-feira, 22, diversas etnias para valorizar, apresentar e preservar suas raízes.

A programação se estende até a próxima sexta-feira, 25, e traz exposições, palestras, oficinas, shows musicais e rituais indígenas. O evento é aberto ao público e com entrada franca.

Na opinião da conselheira de cultura municipal de etnias, Rosemeire Telles, a semana é um momento importante para a valorização de todos os povos indígenas. “É a oportunidade que a sociedade tem de conhecer de perto nossa realidade, nossos costumes e nosso dia a dia”, disse a indigenista.

Ela também destacou o fato de pela primeira vez o Concultura contar com um conselheiro voltado as questões culturais indígenas. “Como representante das etnias, agora posso fazer a troca de informações entre os povos e o poder público. Isso é novidade, nunca houve essa oportunidade antes” enfatizou.

Quem for ao Parque do Mindu também vai encontrar uma feira de produtos de artesanato das etnias Saterê Mawé, Tikuna, Kokama, Mundurucu e povos do alto Rio Negro.

Na quarta-feira, 23, terá apresentação do grupo Djuena Tikuna e a palestra sobra a História da Comunidade Tikuna em Manaus. Na quinta e sexta-feira, o evento segue com exposições, palestras e rituais indígenas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.