Seinfra oferece nova rodada de treinamento sobre convênios para prefeituras

Manaus – A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), órgão do Governo do Amazonas, realizou nesta terça-feira, 23 de abril, no auditório da sua sede (Alameda Cosme Ferreira, nº 7.600, Coroado III, zona leste) mais uma rodada de seu ciclo de treinamento destinado aos prefeitos e seus assessores.

A ação segue orientação do governador Omar Aziz e dá continuidade a um processo que vem sendo realizado de forma sistemática com o objetivo de facilitar o acesso das prefeituras aos convênios.

“Nós queremos evitar que as prefeituras municipais se tornem inadimplentes por falta de prestação de contas de seus convênios ou pela não apresentação de algum documento ou mesmo perda de prazo”, explicou a secretaria estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar, informando que esses seminários continuarão sendo oferecidos.

Na reunião desta terça-feira, técnicos da Seinfra discorreram sobre os procedimentos e documentos necessários para a instrução dos processos a serem protocolizados na Seinfra, desde a elaboração do chamado Plano de Trabalho até à celebração do convênio, sua execução e prestação de contas.

O secretário executivo do órgão, Emerson Redig, e o engenheiro Moacir Torres, responsável pela fiscalização das obras do interior, bem como técnicos dos setores de Finanças e Jurídico da Seinfra, se revezaram nas explicações e na discussão de casos concretos, reforçando que a adoção desses procedimentos resulta na celeridade da tramitação dos processos de interesse dos próprios municípios.

Nazaré Chaves, que presta assessoria a municípios como Tabatinga, Boca do Acre, Manicoré e Canutama, elogiou a realização do treinamento, dizendo que um dos maiores problema enfrentados pelas prefeituras do interior é exatamente a falta de pessoal especializado. Segundo ela, a orientação prestada pelos técnicos da Seinfra é de suma importância porque a aplicação dos procedimentos evita que as administrações municipais fiquem inadimplentes e impedidas de assinar novos convênios.

O representante de Autazes, Fernando Oliveira, que é assessor de Planejamento da Prefeitura de Autazes, também considerou como positivo o seminário promovido pela Seinfra. Ele afirmou que a falta de estrutura e de técnicos especializados nas prefeituras do interior é que determinam a ocorrência de todos os problemas. “Nós não temos Internet de confiança na maioria dos municípios e sem Internet não temos como receber ou enviar e-mails e por aí vai”, explicou o representante de Autazes.

Fonte – Agecom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.