Seind e Embrapa fazem visita técnica e ensaiam parceria

Comunidade Indígena Tururukari-Uka

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Nesta quarta-feira, 30 de janeiro, técnicos da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizaram uma visita técnica à comunidade indígena Tururukari-Uka.

O objetivo foi verificar a possibilidade de se instalar, no local, uma Unidade Demonstrativa (UD) de produção de macaxeira e banana. A comunidade localiza-se no km 48 da Rodovia Manuel Urbano, em Manacapuru (a 84 km de Manaus).

A visita foi articulada pela Seind, atendendo à solicitação das próprias comunidades indígenas que vivem naquela área da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

A proposta é que a Tururukari-Uka sirva de modelo para as outras, no trabalho com os produtos em questão, garantindo assim, mais uma alternativa para a sustentabilidade dos indígenas, com técnicas seguras para serem adotadas ou adaptadas pela Embrapa.

A ação em Manacapuru é só o início de uma possível parceria entre a Embrapa e o Governo do Amazonas, cuja relação poderá ser estreitada com futuras ações de transferência de tecnologia para os povos indígenas do Estado.

A Embrapa disponibilizou o supervisor do setor de implementação da Programação de Transferência de Tecnologia, Raimundo Rocha, para que, em conjunto com a Seind, programe outras visitas técnicas em atendimento às demandas dos povos indígenas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.