
Amazonas -,A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou nesta quarta-feira (9) o balanço das operações integradas realizadas em 2016. O principal impacto era a redução da criminalidade no Amazonas.
Em 2016, foram 85 operações integradas por meio da Seagi, um aumento de 203% comparado ao primeiro ano de funcionamento, em 2014, quando 24 operações foram realizadas.
Todas as ações contam com a participação direta dos órgãos de Segurança, como as Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros e Departamento de Perícia Técnico-Científica (DPTC).
Também participam órgãos que formam o colegiado formado por mais de 50 instituições do Estado, Município e Governo Federal.
A divulgação aconteceu durante a abertura da “Semana de Integração”, em comemoração aos três anos da Secretaria Executiva-Adjunta de Gestão e Planejamento Integrado (Seagi), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
De acordo com o secretário-executivo da SSP-AM, Carlos Alberto, uma amostra do resultado da integração é a apreensão recorde de quase 11 toneladas de entorpecentes em 2015 e a redução de 25% nos homicídios em 2016, comparado ao ano anterior.
“É uma apreensão que supera os dez anos anteriores e uma redução que triplica a meta nacional de redução de homicídios, fruto do trabalho de uma equipe que se materializa aqui. Essa integração, sem dúvida, é o fator de sucesso das ações de Segurança Pública”, disse.
Para o secretário executivo-adjunto de Gestão e Planejamento Integrado, coronel Dan Câmara, a Seagi tem cumprido com excelência a missão de oferecer segurança à população. “Nossa visão é ser referência nacional, e nós já somos. Nossa missão é oferecer ao Estado do Amazonas serviços integrados de segurança em parceria com os diversos órgãos das três esferas de governo em nível de excelência, e temos superado isso, com excelentes resultados para a segurança da população”, afirmou.
Todas as ações de segurança são coordenadas e monitoradas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que compõem a Seagi. As operações têm participação efetiva de órgãos das esferas federal, estadual e municipal e diferentes focos de atuação.
A Operação Copa 2014, Jogos Olímpicos 2016, Espectro, Pescador, Centro Seguro, Enem, Eleições, Temporada de Cruzeiros são algumas das operações já realizadas por meio da Seagi e dos órgãos integrados.
“Nossas ações são cotidianas, em todas as operações que realizamos conseguimos retirar de circulação muitas pessoas que incomodam o cidadão e diminuir a incidência criminal, bem como as operações dos grandes eventos que também impactam na segurança da cidade”, explicou Dan Câmara.
Amazonianarede-SSP