Segundo turno em Manaus sem forças federais terá policiamento reforçado

Amazonianarede/Assessoria

Manaus – O segundo turno da eleição municipal em Manaus que ocorrerá amanhã, domingo dia 28, terá policiamento reforçado, segundo garantiu a Secretaria de Segurança Pública, até pelo fato de no Amazonas, apenas na capital, haverá eleição.

As Polícias Militar e Civil vão disponibilizar todo o efetivo para atuar na cidade durante todo o pleito e mil homens que estavam à disposição das eleições no interior serão incorporados nesse patrulhamento na capital.

De acordo com a SSP, além das polícias Civil e Militar, tropas especializadas como Fera, Rocam, Batalhão de Choque, Cavalaria, Canil e equipe antibomba Marte estarão de prontidão para casos emergenciais, até porque a cidade não contará com forças federais no evento.

“Estamos prontos para prestar um serviço ainda melhor que o primeiro turno, agora com o reforço de quase mil homens que estavam à disposição das eleições no interior do Estado no primeiro turno”, disse o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital. Órgãos da Secretaria de Inteligência, Corregedoria-Geral, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito também foram acionados.

MONITORAMENTO

De acordo com o secretário, toda essa ação será vigiada pela tecnologia do Centro de Comando, Controle e Apoio instalado no Ciops vai acompanhar, monitorar e determinar as medidas de pronta-resposta aos crimes e conflitos eleitorais que forem comunicados pelo Disque 190 ou pelas guarnições das polícias em atuação nas ruas e locais de votação. Denúncias de crimes eleitorais poderão ser feitas pelo 190.

SEM TROPAS FEDERAIS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou o envio de tropas federais aos municípios de Manaus e São Luís para reforçar a segurança no segundo turno das eleições. Os ministros entenderam que não havia necessidade de mandar as Forças Armadas para as duas capitais porque as polícias locais teriam condições de garantir a segurança.

Por conta da decisão, Vital disse que a SSP refez o plano de operação para o domingo, que começou a ser executado na sexta-feira, com a segurança das urnas e locais de votação.

Lei Seca

As polícias também fiscalizarão o cumprimento da lei seca, que começa às 22h de hoje, sábado (27) e vai até 18h do dia 28, domingo.

Nesse período, é proibido o consumo de bebida alcoólica em locais públicos ou abertos ao público, de acordo com portaria da SSP.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.