Manaus – O segundo turno da eleição municipal em Manaus que ocorrerá amanhã, domingo dia 28, terá policiamento reforçado, segundo garantiu a Secretaria de Segurança Pública, até pelo fato de no Amazonas, apenas na capital, haverá eleição.
As Polícias Militar e Civil vão disponibilizar todo o efetivo para atuar na cidade durante todo o pleito e mil homens que estavam à disposição das eleições no interior serão incorporados nesse patrulhamento na capital.
De acordo com a SSP, além das polícias Civil e Militar, tropas especializadas como Fera, Rocam, Batalhão de Choque, Cavalaria, Canil e equipe antibomba Marte estarão de prontidão para casos emergenciais, até porque a cidade não contará com forças federais no evento.
“Estamos prontos para prestar um serviço ainda melhor que o primeiro turno, agora com o reforço de quase mil homens que estavam à disposição das eleições no interior do Estado no primeiro turno”, disse o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital. Órgãos da Secretaria de Inteligência, Corregedoria-Geral, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito também foram acionados.
MONITORAMENTO
De acordo com o secretário, toda essa ação será vigiada pela tecnologia do Centro de Comando, Controle e Apoio instalado no Ciops vai acompanhar, monitorar e determinar as medidas de pronta-resposta aos crimes e conflitos eleitorais que forem comunicados pelo Disque 190 ou pelas guarnições das polícias em atuação nas ruas e locais de votação. Denúncias de crimes eleitorais poderão ser feitas pelo 190.
SEM TROPAS FEDERAIS
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou o envio de tropas federais aos municípios de Manaus e São Luís para reforçar a segurança no segundo turno das eleições. Os ministros entenderam que não havia necessidade de mandar as Forças Armadas para as duas capitais porque as polícias locais teriam condições de garantir a segurança.
Por conta da decisão, Vital disse que a SSP refez o plano de operação para o domingo, que começou a ser executado na sexta-feira, com a segurança das urnas e locais de votação.
Lei Seca
As polícias também fiscalizarão o cumprimento da lei seca, que começa às 22h de hoje, sábado (27) e vai até 18h do dia 28, domingo.
Nesse período, é proibido o consumo de bebida alcoólica em locais públicos ou abertos ao público, de acordo com portaria da SSP.