Seduc dá início aos jogos escolares das zonas oeste e centro-oeste de Manaus

03-06jogosManaus – No ritmo de Copa do Mundo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início nesta terça-feira, 3 de junho, à segunda edição dos Jogos Escolares da Coordenadoria Distrital 4. O evento esportivo mobilizará 2,7 mil estudantes de 32 escolas públicas estaduais das zonas oeste e centro-oeste de Manaus.
Com calendário de competições a serem realizadas até o dia 13 de julho, os jogos distritais serão promovidos nas modalidades de futebol de campo, futebol de salão (futsal), handebol, voleibol, xadrez e karatê.

O assessor de Educação Física da Coordenadoria 4, professor Josenilson Falcão, explicou que os jogos acontecerão nas categorias infantil, mirim e juvenil e abrangem todo o ensino fundamental (anos iniciais e finais) e também ensino médio. Os jogos ocorrerão nos naipes ‘masculino’ e ‘feminino’.

Conforme a coordenadora do Distrito 4, professora Angélica Santos, o evento valorizará a disciplina de Educação Física e servirá para revelar talentos para a disputa dos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas) previstos para ocorrer no segundo semestre do ano. “Os jogos proporcionam a integração entre alunos de várias escolas, além de valorizar a disciplina de Educação Física”, comentou a coordenadora, lembrando que a participação está condicionada ao bom retrospecto escolar dos alunos.

A abertura oficial dos Jogos do Distrito 4 ocorreu nesta terça-feira, dia 3, na quadra poliesportiva da escola estadual Eldah Bitton, no bairro Compensa 3. No evento, ocorreu o desfile das 32 agremiações escolares, acendimento da pira olímpica, juramento dos atletas e pronunciamento das autoridades, dentre as quais a secretária Executiva de Educação Adjunta da Capital, Nazaré Vicentim.

Após acender a pira olímpica, que simboliza a abertura das competições, o estudante da escola estadual Eldah Bitton e competidor na modalidade de karatê, Reberson Chaves, falou da satisfação em participar de mais uma edição dos jogos escolares. “Representarei com bastante orgulho minha escola e buscarei conquistar medalhas”, disse o jovem.

O professor de Educação Física de escola estadual Eldah Bitton, Clayder Martins, acrescentou que os jogos favorecem a participação dos pais e familiares no contexto escolar. “Eles fazem questão de apreciar as competições e isso os aproxima do cotidiano da escola. Esse é, portanto, um dos outros benefícios dos jogos distritais”, comentou o educador.

Foto: Eduardo Cavalcante

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.