SEC encerra série de reuniões com doação de 93 mil livros

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Com a doação de 93 mil livros do programa Mania de Ler para os 62 municípios do Estado, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, encerrou na noite da quarta-feira (13 de março) o ciclo de reuniões com artistas, músicos, produtores, entidades, organizações, movimentos sociais e demais profissionais de todos os segmentos relacionados à produção cultural amazonense para debater os rumos, projetos e editais para o setor neste ano. A reunião aconteceu no Palacete Provincial.

Dividido em 12 encontros temáticos – Música, Teatro, Literatura, Dança, Circo, Folclore, Artes Plásticas, Cultura Popular e Indígena, Cinema e Pontos de Cultura – na quarta-feira foi a vez dos prefeitos e secretários de cultura dos municípios conhecerem de perto as ações desenvolvidas pela pasta, desde sua criação em 1997, e que já resultaram em mais de R$ 168 milhões investidos na interiorização de programas, mapeamento e inventário do patrimônio material e imaterial, implantação de bibliotecas, exposições, cursos, oficinas, aquisição de equipamentos como instrumentos musicais para formação de 41 bandas de músicas e apoio a festivais folclóricos, religiosos, festas de produtos típicos, aniversários e demais datas comemorativas municipais, entre outras realizações fora da capital.

Em sua apresentação, o secretário de Cultura, Robério Braga, defendeu maior aproximação das administrações com a entidade e a necessidade de implantar órgãos exclusivos para fomentar, valorizar e difundir as manifestações artísticas do setor, ao contrário do que acontece em grande parte dos municípios nos quais a pasta não existe ou é um departamento das secretarias de Educação municipais .

“O Governo do Estado está preparado e tem estrutura técnica e orçamentária para fazer muito mais, porém não podemos simplesmente chegar no município e impor uma ação. É preciso que as prefeituras, que conhecem a realidade e as vocações de suas cidades, nos indiquem o que podemos fazer juntos”, explicou Robério, ao mostrar o mapa do Estado no qual atesta projetos e realizações da Secretaria Estadual de Cultura em todos os 62 municípios amazonenses.

Projeto itinerante – O secretário também anunciou a realização da turnê Mandaçaia Cultural em 20 municípios do Estado neste ano e ressaltou a importância de repensar o modelo das tradicionais festas e festivais folclóricos em detrimento de atividades mais perenes e que criem, de fato, oportunidades de crescimento cultural e intelectual da população.

Para mais informações sobre os editais, ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Cultura acesse www.facebook.com/culturadoamazonas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.