Samu oferece instruções em primeiros socorros

22-01samuA Prefeitura de Manaus disponibiliza o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) para oferecer instrução em primeiros socorros para grupos de profissionais que buscam qualificação na área, sejam de instituições públicas ou privadas.

Em 2014, 328 pessoas passaram pelo treinamento, que é coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente de Urgência do Samu. Entre elas, membros da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, escolas e creches.

A primeira atividade de instrução oferecida em 2015, realizada durante esta semana, foi para uma turma de 28 alunos da Escola da Polícia Militar em que especialistas do Samu abordaram temas como desmaio, convulsão, asfixia por engasgo, parada cardiorrespiratória, ferimentos, hemorragias, queimaduras, entorses, distensão, luxações, fraturas e imobilizações, além de procedimentos corretos a serem adotados em acidentes com vítimas e que podem ser aplicados por qualquer cidadão treinado adequadamente.

“As instruções não são somente sobre como socorrer a vítima, mas como agir para evitar agravamento da situação, já que muitas vezes uma pessoa quer ajudar, mas acaba prejudicando o atendimento”, alertou o gerente do Samu, o médico Ruy Jorge Abrahim Lima. Os alunos também receberam informações sobre a atuação do Samu, de conscientização das pessoas para o correto uso do serviço e de combate aos trotes.

O gerente explicou ainda que o serviço é ofertado para atender a demanda de diferentes instituições como parte da rotina do Núcleo de Educação Permanente de Urgência do Samu, ressaltando que a capacitação também é realizada para profissionais da própria Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O serviço de instrução em primeiros socorros pode ser solicitado junto à Semsa, por intermédio da direção do Samu, com a especificação de público-alvo e quantidade de participantes. As atividades são agendadas de acordo com a disponibilidade do serviço.

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Foto: Assessoria de comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.