Manaus, AM – O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta semana, apontou um aumento de 35,1% nos casos de roubos e furtos de veículos no Amazonas em dois anos. De acordo com o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados 4.648 casos no ano de 2015. No ano seguinte, o número de furtos e roubos de veículos no estado saltou para 6.279 casos.
Em 2015, foram 2.781 casos roubos de veículos. Já no ano passado o foram registrados 3.586 casos do mesmo tipo de crime. Houve um aumento de 28,9% dos casos.
O aumento do número de furtos de veículos entre 2015 e 2016 foi ainda maior. De 1.867 veículos furtados o Amazonas passou registrar 2.693 casos de veículos levados por criminosos sem emprego de violência.
Apesar do levantamento do anuário não reunir dados de 2017, no primeiro semestre deste ano em Manaus o número de casos de roubos de veículos quase dobrou em relação ao mesmo período de 2016. De janeiro a maio deste ano foram furtados 607 veículos na capital. Enquanto 360 casos foram registrados nos primeiros cinco meses de 2016. O número de roubos de veículos na capital também aumentou de janeiro a maio, de 814 casos saltou para 1.247 ocorrências.
A Polícia Civil acredita que a maioria dos crimes é cometida por quadrilhas especializadas, que roubam ou furtam os veículos para cometer outros crimes. Alguns veículos são enviados para desmanche, outros são levados para serem vendidos nos municípios do interior do Amazonas e até nos estados vizinhos.
“Nós temos diversas investigações em andamento e pudemos identificar que muita das vezes essas ordens de roubos emanam de dentro do sistema prisional para que agentes do lado de fora cometam os crimes e, posteriormente, repassar para outros membros da organização criminosa, que são responsáveis pela adulteração desses veículos, pela falsificação de documentos e pela revenda desses veículos roubados”, disse a delegada Sancha Sodré à Rede Amazônica.
No Amazonas, foram registrados 40.923 de ocorrências de todos os tipos roubos em 2015 e 42.344 casos no ano seguinte. Houve um aumento de 3,5% dos roubos no estado no comparativo dos dois últimos anos.
Amazonianarede-JAM