Ronda no Bairro diminui homicídios em Manaus nos meses de agosto e setembro

Ronda no Bairro- Foto-Roberto Carlos

Ronda no Bairro- Foto-Roberto Carlos

Manaus – A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informou, nesta quinta-feira, dia 11 de outubro, que o Ronda no Bairro continua obtendo resultados positivos em todas as zonas da cidade onde o programa já foi lançado. Nos meses de agosto e setembro, houve redução de 7% dos homicídios , na comparação a igual período do ano passado.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, atribui essa diminuição dos assassinatos ao desempenho das polícias Civil e Militar na execução do Ronda no Bairro nas zonas norte, leste, oeste, centro-sul e centro-oeste, que já ocupa mais de 80% do território de Manaus. A última região a receber o programa será a zona sul, nos próximos dias.

De acordo com as estatísticas divulgadas pela SSP, em agosto foram registrados 78 homicídios na cidade, contra 82 em 2011, uma redução de 4,9%. Em setembro, a redução foi maior, de 10%, passando de 81 casos no ano passado para 73 neste ano. O coronel Vital disse que o Governo do Estado trabalha com a expectativa de que o Ronda no Bairro vai confirmar daqui para frente essa tendência de redução da criminalidade em geral. “A filosofia do programa é de policiamento comunitário, da polícia ao alcance do cidadão as 24 horas do dia, todos os dias do ano. Estamos otimistas em fechar o ano com índices melhores do que em 2011”, disse o secretário.

Nos últimos quatro meses, de julho até o dia 11 de outubro, os resultados são ainda melhores quando comparados com o mesmo período de 2011. São 52 homicídios a menos: 325 no ano passado, contra 273 em 2012. A taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes também caiu, de 51 em 2011 para 38 neste ano.

Criminalidade cai em todas as zonas

O secretário-adjunto do programa Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares, afirma que o programa vem reduzindo a criminalidade em todas as zonas da cidade desde sua implantação na zona norte, em 16 de fevereiro deste ano. Nessa região da cidade, por exemplo, até o dia 30 de setembro a queda foi de 25%. As maiores reduções foram nos roubos (38%), tentativas de homicídio (48%) e latrocínios (25%).

A zona leste apresenta queda de 24% desde julho. Os assassinatos caíram 25% e os roubos, 44%. Na centro-sul está o melhor resultado do Ronda no Bairro: desde julho a redução é de 90% dos casos de homicídio, 56% das tentativas de homicídio e 49% nos de roubo. No geral, a diminuição da criminalidade é de 38%.

Nas zonas oeste e centro-oeste, os crimes caíram 34% e 26%, respectivamente, até setembro. São expressivos os resultados em homicídios, com nenhum caso na oeste e redução de 75% nas tentativas de homicídio e 45% nos roubos. “O programa tem cumprido o seu objetivo de prevenção e redução da criminalidade em todo o território de Manaus. O Ronda no Bairro trouxe essa sensação de segurança que o cidadão tanto esperava”, disse o tenente-coronel Amadeu.

(Por:Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.