Resgate de animais silvestres mobiliza população de Manaus; veja os casos

Filhote de gavião-carijó é resgatado na árvore.de um quintal em Manaus. — Foto: José Narbaes/Ipaam

Espécies como iguana, gavião-carijó e corujinha-do-mato foram resgatadas em bairros de várias zonas de Manaus.

Um total de sete animais silvestres foram resgatados em diferentes bairros de Manaus na terça-feira (14), pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Dentre os animais estavam um filhote de ave ainda não identificado, uma iguana, um urubu, um gavião-carijó, um periquito-de-asa-branca, um pariri e uma corujinha-do-mato.

A ação foi coordenada pela Gerência de Fauna (Gfau) do órgão, após o recebimento de chamados da população. As ocorrências foram registradas nos bairros: Flores (zona centro-sul), Santo Antônio (zona oeste), Aleixo (zona centro-sul), São José Operário (zona leste), Colônia Antônio Aleixo (zona leste), Crespo (zona sul) e Santa Etelvina (zona norte). Em todos os casos, os animais estavam feridos ou em situação de risco.

Resgates registrados

No bairro Flores, a estudante de Enfermagem Maria Antonieta encontrou um filhote de ave no sítio da família, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), e acreditava se tratar de um sanhaço.

“Nós estávamos cuidando dele. Fizemos um ninho improvisado para ele passar o dia e, à noite, o levávamos para casa. O alimentamos com uma papinha de ração de cachorro e água morna. Ele estava com muita fome”, relatou.

O assessor ambiental da Gfau, Gilson Tavernard, explicou que a identificação de filhotes de aves é uma tarefa difícil.

“Nessa fase, ainda sem penas formadas e olhos fechados, é quase impossível confirmar 100% a espécie apenas pela aparência. Outras aves onívoras urbanas, como o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) ou o suiriri (Tyrannus melancholicus), podem ter aparência semelhante nos primeiros dias”, destacou.

No bairro Santo Antônio, as amigas militares Daniele Alencar e Cibelly Lopes acionaram a equipe após encontrarem uma iguana ferida em um condomínio.

“Minha amiga passou de carro e viu que a iguana havia sido atropelada e estava com o rabo ferido. Nós cuidamos dela até o resgate, dando água e observando o estado de saúde”, relataram.

No Aleixo, o técnico de segurança do trabalho Hellyton Rodrigues localizou um filhote de urubu durante uma inspeção em uma empresa de sucatas.

“Assim que vi o filhote, acionei o setor de gestão ambiental e, depois, entrei em contato com a Polícia Militar, que indicou o contato com a Gfau do Ipaam para o resgate”, explicou.

No São José, Célia Melo solicitou o resgate de um gavião-carijó que estava ferido e sem conseguir voar.

“O gavião estava na árvore do meu quintal. Outros pássaros o atacaram e machucaram a cabeça. Tentamos colocá-lo de volta, mas ele caía. Então chamamos o Ipaam”, contou.

Na Colônia Antônio Aleixo, o técnico de segurança do trabalho Jardison Oliveira encontrou um periquito-de-asa-branca ferido no jardim de uma empresa.

“O periquito foi encontrado após rolar a ribanceira do local, com a patinha sangrando. Demos água e bolachinha molhada e acionamos o Ipaam”, disse.
No Crespo, o empacotador Dime França acionou o órgão após uma ave se chocar contra o vidro de um supermercado.

“Encontramos o pariri hoje de manhã, depois que ele bateu no vidro e machucou o bico. Entramos em contato com a Gfau para o resgate”, relatou.
Já no bairro Santa Etelvina, Ana Oliveira encontrou uma corujinha-do-mato debilitada debaixo da caixa do ar-condicionado de sua casa.

“Nós não demos nada para ela beber nem comer. Ela já estava assim quando a encontramos, logo pela manhã. Moramos em uma área com muito mato ao redor e não sabemos o que aconteceu. Pedi para o meu filho pegá-la e colocamos no sofá até o resgate chegar”, contou.

Todos os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), localizado no Distrito Industrial, zona sul de Manaus, onde passarão por avaliação veterinária. Após o período de reabilitação, serão devolvidos ao habitat natural.

O Ipaam reforça que o resgate de animais silvestres pode ser solicitado à Gerência de Fauna pelo WhatsApp (92) 98438-7964, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

amazonianarede
Por g1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.