Reintegração de posse na Cidade das luzes

Casas demolidas na reintegração na Cidade das Luzes

 

Casas demolidas na reintegração na Cidade das Luzes
Casas demolidas na reintegração na Cidade das Luzes

Manaus, AM – Pelo menos 80 construções foram retirados da ocupação Cidade das Luzes, situada no Tarumã, Zona Oeste de Manaus, entre barracos, armações de madeira e piquetes utilizados para demarcação de terrenos. A ação de monitoramento ocorreu na terça-feira (5) e reuniu órgãos segurança de Manaus para impedir novas ocupações na área.

O terreno de aproximadamente 61 hectares passou por uma reintegração de posse há cerca de 10 meses, em cumprimento a um mandado judicial. À época foram retiradas mais de 1,2 mil edificações, numa operação que contou com os órgãos do Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas do Amazonas (Gipiap).

Durante ação de terça (5), foram encontrados veículos com ferramentas e material de construção, como madeira e lonas plásticas, que seriam utilizados para erguer novos barracos.

A demolição foi realizada sob a escolta da Polícia Militar, Força Tática, Batalhão de Choque, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Infraestrutura (Seminf).

A polícia deve investigar a informação de que uma mulher cadastrava famílias interessadas em ocupar a área, cobrando o valor de R$ 10,00 por cada cadastro. A Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema) vai investigar a situação.

Essa é a terceira tentativa de retorno dos ocupantes à área da antiga Cidade das Luzes. Em outubro do ano passado, a área foi alvo também de duas operações deflagradas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SPP-AM) e Ministério Público do Amazonas (Blackout 1 e 2) para coibir crimes ambientais e o tráfico de drogas na área.

Amazonianarede-Rede Amazonica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.