“Rei Roger” abre hoje a noite o XVII Festival de Ópera do Amazonas

Manaus – Com o espetáculo da Ópera “Rei Roger”, será aberto hoje a noite no Teatro Amazonas o XVII Festival de Ópera do Amazonas promovido pelo Governo do Estado através à Secretaria de Cultura.

Em Manaus, que será transformada na capital nacional da ópera, serão apresentados 33 eventos, incluindo as montagens na íntegra de três óperas, recitais, vesperais, convivências e concertos, com a maioria das apresentações aberta ao público, exceto as que terão como palco o Teatro Amazonas. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, com patrocínio master do Bradesco.

Nos palcos do Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, Centro Cultural Largo de São Sebastião, Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), Centro de Convivência Padre Vignola (Cidade Nova), Centro de Convivência do Idoso (Aparecida) e no Município de Itapiranga vão se apresentar mais de 400 artistas, entre solistas locais, nacionais e internacionais, corpos artísticos, orquestras e corais, sem contar com o exército técnico que está nos bastidores, regendo, tecendo, costurando e transformando o FAO em realidade.

Realidade esta que o secretário de Cultura, Robério Braga, diz que é uma das raras no Brasil e no mundo de ter, há 17 anos, sem interrupção, um evento cultural lírico que sempre se pautou pela ousadia e a busca incessante por deixar um legado: “A expectativa para a abertura é ótima. Mas a coisa mais significativa é que são 17 anos ininterruptos montando ópera, com um calendário permanente, que promove crescimento de plateia, evolução técnica, formação acadêmica e profissional nos cursos que o Governo oferece e a projeção positiva”, fala Robério Braga.

Homenageados

Nesta edição há três grandes homenageados: Richard Wagner e Giuseppe Verdi, pelas comemorações de seus bicentenários, e Benjamin Britten, festejando seu centenário de nascimento para a música clássica. A direção geral é do secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, a artística do maestro Luiz Fernando Malheiro e a adjunta de Marcelo de Jesus.

A programação terá a montagem das óperas “Aventuras da Raposa Astuta”, de Leos Janacek; “Parsifal”, de Richard Wagner, e “O Morcego”, de Johann Strauss Filho.

A “Raposa Astuta” será voltada para o público infantil, com solistas amazonenses infantis, numa montagem lúdica e realista, cujo cenário e figurino levam assinatura da renomada artista plástica, cenógrafa e carnavalesca brasileira Rosa Magalhães.

Outro grande destaque desta temporada lírica é a homenagem prestada aos bicentenários de Giuseppe Verdi (“Um Ballo in Maschera” e “La Traviata”) e de Wagner, cujas obras se espalham na programação, de concertos, montagens até recitais especiais.

Como explica o maestro Marcelo de Jesus, “Parsifal”, ópera obra-prima de Wagner, terá uma montagem mais contemporânea. Com três atos e dois intervalos, e duração de cinco horas, terá direção cênica e cenográfica de Sergio Vela e figurinos de Violeta Rojas. Sua concepção terá parceria do Fundo Nacional para a Cultura e Arte do México.

Tendo estreado em 1878, a ópera se passa nas colinas do Monte Salvat, na Espanha, onde vive uma fraternidade de cavaleiros do Santo Graal. No Festival de Ópera, a montagem estreia dia 16 de maio, às 18h, no Teatro Amazonas, com outras récitas nos dias 19 e 22 de maio, tendo participação do Coral do Amazonas, do Corpo de Dança do Amazonas e da Amazonas Filarmônica.

Bairros e Itapiranga

Além dos espetáculos que serão apresentados nos bairros de Aparecida e Cidade Nova, o Festival também chegará ao município de Itapiranga, conforme anunciou o secretário da Cultura, Robério Braga.

O secretário fez questão de afirmar que com o deslocamento dos espetáculos do FAO para os bairros da capital e interior, como já vem ocorrendo a algum tempo, demonstra claramente que o festival é cada vez mais democrático, o evento terá repertório com 7 obras musicais, 11 solistas em cena, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), Coral Infantil de Itapiranga, com direção musical e regência do maestro Marcelo de Jesus.

Fonte: Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.