Regularização fundiária do Amazonas será discutida durante visita do secretário especial do Ministério da Agricultura

Regularização fundiária do Amazonas será discutida durante visita do secretário especial do Ministério da Agricultura

Manaus, AM – O secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luis Antônio Nabhan Garcia, estará no Amazonas nesta quinta (16/05) e sexta-feira (17/05) para averiguar e debater sobre a questão fundiária e de assentados da região.

Na quinta (16/05), às 14h30, Nabhan se reunirá com produtores rurais e lideranças do ramo, das prefeituras do interior e do governo do Estado, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Já na sexta (17/05), o secretário especial do Mapa irá até o município de Humaitá (a 675 quilômetros de Manaus) para reunir com produtores e lideranças locais e tratar da regulamentação fundiária naquela região.

A reunião será às 10h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Tarcila Prado de Negreiros Mendes, na rodovia BR-230, Km 3,5, bairro São Cristovão.

De acordo com dados da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Amazonas (Fetagri), o Amazonas tem 145 assentamentos rurais, mas nenhum 100% regularizado, o que coloca a região num ranking negativo.

Para o articulador da visita, deputado federal Sidney Leite (PSD), a proposta é ver a possibilidade de se implantar uma unidade avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no sul do Amazonas.

Passivo fundiário

“Não é possível que o Amazonas, o maior Estado dessa federação, com 1,5 milhão de metros quadrados, ter um passivo fundiário significativo. Não temos um assentamento consolidado no estado. É importante avançarmos nessa pauta”, assinalou o parlamentar.

O secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrucio Magalhães Júnior, destacou a importância do evento posto que a regularização fundiária sempre foi um dos maiores entraves para o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas.

“De posse do título, o agricultor terá acesso ao crédito rural, à regularização ambiental e ao resgate da cidadania e da qualidade de vida no interior”, informou Petrucio.

O secretário da Sepror acompanhará Nabhan durante visita à Humaitá.

Amazoinsrede-secom( foto internet)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.