Amazonas – As centenas de refugiados venezuelanos que começam a circular nas esquinas de Manaus, solicitando ajuda da população, receberão ajuda oficial do Governo do Amazonas.
Estado decidido. O Governo do Amazonas vai liberar recursos da ordem de R$ 300 mil para ajudar a minimizar os problemas enfrentados pelos imigrantes venezuelanos recém-chegados à Manaus. O anúncio foi feito pelo governador David Almeida, nesta sexta-feira (12).
Almeida ressaltou ainda que o Estado possui um fundo financeiro com aportes de cerca de R$ 900 mil, de onde sairá o recurso. “Esse é o valor inicial que aplicaremos para ajudar a amenizar a situação das pessoas que buscaram refúgio em nossa cidade. Sabemos da situação de crise que vive e Venezuela e não podemos fechar os olhos para estas pessoas”, frisou o governador.
Desde o ano passado, os refugiados são auxiliados pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com atendimentos de saúde, recepção e acompanhamento na rodoviária e doação de colchões e cobertores.
Atualmente, os grupos estão acampados nos arredores do viaduto que fica próximo à Rodoviária de Manaus. A crise econômica e a falta de alimentos na Venezuela fizeram com que indígenas nativos deixassem o país. Mais de 400 índios venezuelanos estão na capital do Amazonas.
Amazonianarede