Questões jurídicas ligadas à saúde são tema de simpósio em Manaus

Manaus – O crescente número de ações judiciais contra hospitais e clínicas em razão de condutas de seus profissionais e da ineficiência de alguns serviços terceirizados e complementares é um dos motivos que levaram à realização do Simpósio “As Grandes Questões Atuais em Saúde”, que acontece nesta sexta, dia 3, das 8 às 18h, no Tropical Hotel de Manaus.

O evento, realizado pela Sapere Juris Gestão do Conhecimento, é direcionado aos profissionais de Saúde, das áreas médica e odontológica, com o objetivo de conscientizá-los sobre os riscos das atividades exercidas e, principalmente, sobre a responsabilidade pessoal de cada profissional em seu atendimento para evitar ou diminuir riscos e prejuízos para a instituição e para os pacientes.

Para o público de Medicina, haverá quatro palestras seguidas de debates. A primeira tem o tema “Erro médico: caracterização e a responsabilidade civil – critérios que diferenciam hospital – médico – corresponsabilidade dos planos de saúde”, ministrada por Eduardo Melo Mesquita e tendo como debatedora a diretora médica do Hospital Santa Júlia, Júlia Jacqueline Mendonça Gonçalves. Em seguida será debatido o tema “Gestão de risco e segurança hospitalar – cuidados essenciais”, com palestrante Liliane Bauer Feldman e debatedora a enfermeira Célia Regina de Azevedo Vieira.

Os dois últimos temas direcionados aos profissionais de Medicina terão como debatedores o promotor de Justiça Otávio de Sousa Gomes, ex-presidente do MPE/AM e o presidente do TCE/AM, Érico Xavier Desterro e Silva, e versarão, respectivamente, sobre “Direitos Fundamentais na relação profissional da saúde X paciente – Direito de recusa a tratamentos” e “Documentação clínica e o direito de informar”, conduzidos pelos palestrantes Felipe Augusto Fonseca Vianna e Regina Beatriz Tavares da Silva. Estes assuntos também serão direcionados aos profissionais de Odontologia.

Para esse público – o de odontólogos – está programado ainda o curso “Como evitar processos em odontologia”, com o profissional Ricardo Henrique Alves da Silva.(Por: Mônica Santaella)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.