Quando sair do TA o Festival de Dança vai se apresentar em Novo Airão

(Amazonianarede – Sec)

O 5º Festival Amazonas de Dança (FAD), a cargo da Secretaria de Estado da Cultura, que deu a largada de suas atividades, neste sábado (31), no Teatro Amazonas, em Manaus e estará nos dias 04 e 05 de setembro, em Novo Airão, apresentando espetáculos inéditos e programação acadêmica gratuita.

Em Manaus, a programação do 5º FAD acontece no Teatro Amazonas, a partir das 19h, com as apresentações dos espetáculos “Mistura de Ritmos”, do Grupo de Dança da Melhor Idade do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro; “Missa Cabocla / Arraial / Amazônia”, do Balé Folclórico do Amazonas; “Milongas”, do Corpo de Dança do Amazonas; e “(Des) vestidos”, da Cia. Experimental de Dança Waldete Brito.

“A abertura em Manaus será uma cerimônia para chamar o público à programação oficial que acontece em Novo Airão, que será o grande palco desse festival”, revela o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.

Em Novo Airão, onde acontecem as apresentações dos espetáculos selecionados e do grupo convidado Roda Viva, o destaque fica para a abertura, no dia 4 de setembro, na Quadra Municipal. Na ocasião será apresentada a Presidente de Honra do evento, Rosiman Monteverde, que é uma das homenageadas ao lado de Ana Mendes e do professor José Rezende, que receberá uma homenagem póstuma.

Para Domingos, o FAD vive um momento novo, em que os profissionais iniciam por meio dos festivais um diálogo mais intenso com o interior do Estado. “É um desafio para os grupos de dança e também para os profissionais envolvidos nesse processo. As pessoas precisam ter clareza de que o Festival de Dança é do Amazonas e por isso o diálogo com o público do interior é importante”, destaca.

Os espetáculos escolhidos para a abertura do FAD em Novo Airão são “Missa Cabocla / Arraial / Amazônia”, do Balé Folclórico do Amazonas; “Mistura de Ritmos”, do Grupo de Dança da Melhor Idade do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro; “Emendas e remendos” , do Gedam; “Triúno”, do Grupo de Dança Arte pela Arte; e “As novas Amazônidas”, da Pajé Cia. de Dança. A programação começa as 19h, na Quadra Municipal da cidade.

Oficinas

Além dos espetáculos, em Manaus e Novo Airão, será realizada ainda uma programação acadêmica que visa a difusão da dança no interior do Amazonas. Serão oferecidas seis oficinas para 30 alunos cada, todas gratuitas, com temas que vão desde a dança de salão até danças livres e urbanas.

As oficinas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Luiz Jorge da Silva (Ferrari), no Centro da cidade. As inscrições podem ser feitas no dia 4 de setembro, no local. Podem participar pessoas a partir de 12 anos de idade.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.