PT fica fora da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

bandeirasBrasilia – O PT ficou de fora da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O resultado final da eleição foi anunciado na noite deste domingo. O partido concorria à presidência da Casa e a uma vaga de suplente. Foi derrotado nas duas disputas.

O saldo foi completamente negativo para o PT que, além da derrota de seu candidato, ficará de fora dos principais cargos de comando da Mesa pelos próximos dois anos e das comissões por quatro anos, porque seu bloco teve 58 deputados a menos que o do PMDB e com sérias restrições para influenciar na pauta.

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi eleito presidente da Câmara já em primeiro turno, vencendo o candidato petista, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

O cargo de 1º vice-presidente da Casa será ocupado por Waldir Maranhão (PP-MA), que foi indicado pelo bloco liderado pelo PMDB – o com o maior número de deputados federais.

Para a 2ª vice-presidência, foi escolhido o deputado Giacobo (PR-PR), que derrotou o deputado Lúcio Vale (PR-PA) – ambos do bloco do PT.

Beto Mansur (PRB-SP) foi o deputado eleito para ser o 1º secretário da Câmara, cargo que também é do bloco do PMDB.

O posto de 2º secretário ficará com Felipe Bornier (PSD-RJ). Para terceiro e quarto secretários foram eleitos, respectivamente, Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Alex Canziani (PTB-PR).

Os quatro suplentes escolhidos foram: Gilberto Nascimento (PSC-SP), Mandetta (DEM-MS), Ricardo Izar (PSD-SP) e Luiza Erundina (PSB-SP).

O deputado petista  Weliton Prado (MG) disputou uma dessas vagas, mas foi derrotado por Izar, pois ambos competiam pela única cadeira de suplente a que o bloco encabeçado pelo partido tinha direito.

Amazonioanarede-Valor Economico

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.