Amazonianarede – Press Comunicação
Manaus – Parcerias com escolas, universidades e empresas privadas para utilização de seus auditórios e teatros para espetáculos e até a renovação dos principais corpos artísticos do Amazonas, foram alguns dos principais temas debatidos reunião entre a Secretaria Estadual de Cultura e profissionais e representantes da dança no Amazonas para apresentação dos editais 2013 destinados à categoria.
Durante o encontro, o titular da Cultura, Robério Braga, alertou os artistas para a necessidade de mobilizar a classe, em especial os estudantes do curso na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para criação de novos espetáculos.
“Em 2009, o Programa de Apoio às Artes (ProArte), recebeu 16 projetos para a apreciação. Ano passado não recebemos nenhum, apesar das verbas existirem e já estarem destinadas para este fim”, afirmou o secretário.
Outro tema sugerido durante a reunião com a classe artística e produtores culturais foi a publicação, a cada quatro meses, de editais destinados exclusivamente à aquisição de passagens aéreas para que os artistas – de todos os segmentos –possam se apresentar e participar de congressos técnicos e mostras em outras cidades e países.
A realização de workshops, palestras, oficinas e espetáculos no interior do Estado para identificação de novos grupos e formação de profissionais também foi tema do encontro.
As propostas agora seguem para avaliação dos técnicos da secretaria e dos representantes das entidades da classe para formatação final. O próximo passo será a publicação dos editais e recebimento dos projetos.
Nesta quinta-feira (28), a Secretaria Estadual de Cultura promoveu novo encontro no Palacete Provincial (Praça de Polícia) com artistas circenses.
No total, serão 12 reuniões com os produtores culturais e artistas de 11 segmentos de todo o Estado além do encontro com os prefeitos e secretários de cultura do interior do Estado, no próximo dia 13.
Para mais informações sobre os editais e os horários das reuniões acesse: www.facebook.com/culturadoamazonas