Propostas e novidades nos editais de dança da SEC

Amazonianarede – Press Comunicação

Manaus – Parcerias com escolas, universidades e empresas privadas para utilização de seus auditórios e teatros para espetáculos e até a renovação dos principais corpos artísticos do Amazonas, foram alguns dos principais temas debatidos reunião entre a Secretaria Estadual de Cultura e profissionais e representantes da dança no Amazonas para apresentação dos editais 2013 destinados à categoria.

Durante o encontro, o titular da Cultura, Robério Braga, alertou os artistas para a necessidade de mobilizar a classe, em especial os estudantes do curso na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para criação de novos espetáculos.

“Em 2009, o Programa de Apoio às Artes (ProArte), recebeu 16 projetos para a apreciação. Ano passado não recebemos nenhum, apesar das verbas existirem e já estarem destinadas para este fim”, afirmou o secretário.

Outro tema sugerido durante a reunião com a classe artística e produtores culturais foi a publicação, a cada quatro meses, de editais destinados exclusivamente à aquisição de passagens aéreas para que os artistas – de todos os segmentos –possam se apresentar e participar de congressos técnicos e mostras em outras cidades e países.

A realização de workshops, palestras, oficinas e espetáculos no interior do Estado para identificação de novos grupos e formação de profissionais também foi tema do encontro.

As propostas agora seguem para avaliação dos técnicos da secretaria e dos representantes das entidades da classe para formatação final. O próximo passo será a publicação dos editais e recebimento dos projetos.

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria Estadual de Cultura promoveu novo encontro no Palacete Provincial (Praça de Polícia) com artistas circenses.

No total, serão 12 reuniões com os produtores culturais e artistas de 11 segmentos de todo o Estado além do encontro com os prefeitos e secretários de cultura do interior do Estado, no próximo dia 13.

Para mais informações sobre os editais e os horários das reuniões acesse: www.facebook.com/culturadoamazonas  

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.