Amazonas – Capacitar crianças de 8 a 12 anos para atendimento de emergência clínica no adulto. Esse é o principal objetivo do Projeto de Extensão “Curumim Socorrista”, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolvido por acadêmicos e professores da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA).
O projeto começou a ser desenvolvido em agosto de 2014. Durante a capacitação os ‘curumins’ recebem aula teórica e prática sobre reanimação cardiopulmonar. No momento a ação é realizada em quatro escolas da rede pública de Manaus.
Os alunos que participam do curso receberão um certificado de conclusão de curso que deve acontecer no segundo semestre.
A coordenação do Projeto ressalta que 50% das paradas cardiorrespiratórias acontecem em ambiente extra-hospitalar e são frequentemente presenciadas por pessoas leigas. As crianças comumente são associadas a indivíduos que tiveram poder de decisão em situação de emergência, em informações vinculadas pela mídia.
A capacitação das crianças, que teve início no dia 20 de março na Escola Municipal Getúlio Vargas, faz parte da parte final do projeto que começou a ser desenvolvido em agosto de 2014.
As atividades são desenvolvidas pelos professores Gisele Torrente e Tiago Nogueira e pelos acadêmicos bolsistas e voluntários Marcelo Santana , Klissia Freitas, Lailla Castro e João Paulo Bessa. Os alunos e professores são dos cursos de Medicina e Enfermagem. Amazonianarede-assessoria UEA