Projeto “Biblioteca Volante” é anunciado em reunião com escritores

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Até o fim do ano, as primeiras bibliotecas móveis do Amazonas estarão circulando pelas ruas e bairros de Manaus levando livros, informação, diversão e conhecimento. O projeto, intitulado “Biblioteca Volante”, foi uma das principais sugestões apresentadas na manhã desta segunda-feira (25 de fevereiro), em reunião da Secretaria Estadual de Cultura com escritores, editores e representantes de entidades civis ligadas à produção literária no Estado, no auditório do Palacete Provincial, na região central da capital.

De acordo com o secretário Robério Braga, a proposta prevê a aquisição, pelo Governo do Estado, de veículos estilo “van”, adaptadas com prateleiras e estrutura para livros, CDs, DVDs e outras mídias de informação, que ficarão circulando e a disposição dos moradores dos bairros para consulta e empréstimo de material gratuitamente mediante apresentação da carteira de identidade.

“É mais um impulso nos programas já desenvolvidos pelo Governo do Estado para incentivo a leitura e formação de novos escritores. Queremos iniciar pela periferia de Manaus e em seguida levar as Bibliotecas Volantes para os municípios do interior”, acrescentou Robério.

Durante balanço no qual apresentou as principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Cultura nos últimos anos, Robério alertou para a redução do número de novos projetos literários recebidos pela entidade a serem beneficiados por editais públicos como o Programa de Apoio às Artes (ProArte): enquanto em 2007 foram recebidas 17 propostas que concorreram a 11 vagas disponíveis em um total de R$ 30 mil disponibilizados em recursos, no ano passado, apenas um único projeto foi apresentado.

“Isso significa que a questão não é a falta de recursos, mas falta de projetos e propostas”, disse o secretário ao apontar problemas na elaboração de projetos e falta de documentação dos candidatos que disputam os editais promovidos pela Secretaria. “Este ano vamos promover cursos exclusivamente para esta finalidade e destinar profissionais apenas para orientar no preenchimento dos requisitos”, acrescentou ao adiantar que em 2013, o Governo do Amazonas irá distribuir mais de 93 mil livros para as bibliotecas do interior do Estado.

O presidente da Associação Amazonense dos Escritores – entidade que agrega 145 produtores literários do Estado – Gaitano Antonaccio, elogiou outra proposta apresentada durante a reunião na manhã de hoje. “A união entre Secretaria de Cultura e Associação para publicação de livros é mais uma alternativa para que os autores locais passam a dispor para lançar suas obras”, disse.

Vindo de Itacoatiara exclusivamente para participar do encontro, o escritor Walfrido Rêgo, também enalteceu o diálogo entre Governo do Estado, escritores e os envolvidos no processo criativo e literário amazonense e ouviu do Secretário Robério Braga, a proposta para construção da sede da Academia de Letras do município ainda este ano.

O encontro foi o terceiro promovido pela Secretaria Estadual de Cultura com os representantes das classes artísticas e culturais para debater os investimentos e a política pública do Estado para o setor este ano. Ainda esta semana acontecem os encontros com os profissionais da dança (27) e circo (28). Para mais informações sobre toda a programação e horários acesse  www.facebook.com/culturadoamazonas .

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.