Projeto Arte e Juventude nas Ruas dá cor ao viaduto Ayrton Senna

(Reportagem: Ulysses Marcondes/Foto: Tácio Melo)

A prefeitura de Manaus levou ao viaduto Ayrton Senna, localizado na avenida Mário Ypiranga com a Djalma Batista, o projeto Arte e Juventude nas Ruas para receber grafites de doze artistas locais, que estão colorindo o espaço com pinturas que abordam temáticas regionais.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e a Fundação Municipal de Cultura e Artes (ManausCult) e já resultou em intervenções artísticas na quadra de basquete e nas colunas do viaduto Miguel Arraes, em muros da rua Ferreira Pena, no viaduto Dom Jackson Damasceno (Boulevard com av.Constantino Nery) e no Paço Municipal.

O subsecretário de juventude, Rodrigo Guedes, explicou que o o projeto pretende trazer mais cores à cidade por meio dos grafites, diminuindo o número de pichações e ainda divulgando o trabalho dos artistas.

“Esse espaço estava agredido por pichações. Com esse projeto estamos revitalizando o local e valorizando a arte dos grafiteiros em um dos corredores viários da nossa cidade”, esclareceu.

Rodrigo afirmou ainda que a população tem aprovado a iniciativa e por isso o projeto deve se estender a outros lugares da cidade.

“Vamos avaliar espaços degradados e que sofreram pichações, para levarmos o trabalho dos artistas e darmos outra cara a esses lugares”, enfatizou.

O grafiteiro Diogo “Paradise”, trabalha com a arte urbana há 13 anos, e é um dos que mais se destacam no cenário da região norte, por apresentar a regionalidade amazônida em seu trabalho.

Para ele o fato do poder público ceder espaços para a exposição urbana, representa uma oportunidade de popularizar o grafite e traz mais respeito aos artistas locais.

“Estamos com trabalho na rua e tendo o reconhecimento. Aqui apresentamos nossa cultura que é muito rica. A arte é possibilidade de mudança, para quem faz e para quem aprecia”, destacou o artista.

Os desenhos buscam destacar traços da nossa fauna e cultura evidenciando grafismos indígenas, animais e cenários ribeirinhos. O trabalho segue diário e os grafiteiros devem finalizar a obra no próximo sábado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.