“Programa Segundo Tempo” chega a fronteira no AM

(Foto: Emanuel Mendes Siqueira – Sejel)

Cem crianças e adolescentes do município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus em linha reta) serão beneficiadas com as ações do Programa Segundo Tempo (PST) Forças no Esporte (Profesp), coordenado pelo Ministério da Defesa, em parceria com as pastas do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O lançamento do programa aconteceu nesta sexta-feira, 11 de outubro, com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), General Villas Boas, da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B), da secretária de Desporto, Lazer e Juventude do Amazonas, Alessandra Campêlo, e do prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Renê Coimbra (PC do B).

A maior parte dos beneficiados pelo Profesp é formada por crianças indígenas das etnias baré, baniwa e tukano. São Gabriel da Cachoeira é o primeiro município de fronteira do País a receber as ações do programa do Governo Federal.

ACESSO AOS DIREITOS SOCIAIS

O ministro Aldo Rebelo falou sobre a importância estratégica do programa. “É uma satisfação entregar ao Estado do Amazonas e ao Comando Militar da Amazônia a unidade do PST que será conduzida aqui com essas crianças. O Brasil tem uma dívida histórica com suas populações indígenas. Dos três troncos que formaram a nossa nacionalidade, a população indígena permaneceu a mais sacrificada”, disse o ministro. “Esse é o nosso desafio para o Brasil: integrar cada vez mais a sua população e garantir pleno acesso aos direitos sociais”, completou.

Para a secretária Alessandra Campêlo, hoje o Amazonas é visto de forma especial pelo Governo Federal. “São Gabriel da Cachoeira é o primeiro município de fronteira a receber o Programa Forças no Esporte, o que mostra a nossa importância estratégica e política. O município já tem em funcionamento um núcleo do Projeto Bom de Bola do Governo do Estado e, em breve, terá outros projetos importantes, como uma Academia ao Ar Livre e um núcleo do PELC”, destacou a gestora da Sejel.

PARCERIA NACIONAL

A unidade inaugurada dentro da 2ª Brigada de Infantaria de Selva de São Gabriel da Cachoeira é um dos 132 núcleos de atendimento contemplados pela parceria entre os ministérios do Esporte e da Defesa. Atualmente, O PST/Forças no Esporte funciona em 90 organizações militares das Forças Armadas, distribuídas nos 26 estados e no Distrito Federal, atendendo a 12 mil alunos.

FORÇAS NO ESPORTE

O Profesp é uma iniciativa voluntária desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas e com recursos dos ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Desde 2003, o projeto tem beneficiado crianças, jovens e adolescentes que vivem em áreas de vulnerabilidade social. O objetivo da iniciativa é promover a integração social e a saúde; prevenção à doença, à marginalidade e à violência, por meio de atividades físicas e de lazer.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.