Programa aproxima pescador do consumidor em Manacapuru (AM)

(Fotos: Ascom)

Oitenta e seis pescadores do município de Manacapuru, distante a 68 quilômetros de Manaus, foram beneficiados com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que realizou ações semanais do Compra Direta do Pescado.

As ações que iniciaram em agosto e finalizaram no último dia 5 de dezembro, receberam forte apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), no sentido de mobilizar e orientar os pescadores sobre os requisitos necessários para aderir ao programa.

Ao todo foram comercializados mais de 170 quilos de pescado das espécies Sardinha, Pacu, Tucunaré, Mapará, Jaraqui, Branquinha, Aracu, Piranha, Aruanã, Cará, entre outros.

De acordo com a engenheira de pesca do IDAM/Manacapuru, Susy Porto, na operação de compra com doações simultâneas, o quilo do pescado foi comercializado a R$ 1,50, onde a produção foi repassada para o Programa Mesa Brasil que distribuiu para entidades credenciadas.

Para o pescador, que deseja participar do programa é necessário procurar a Unidade Local do IDAM, portando documentos pessoais (RG e CPF), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e carteira profissional de pesca. Cada pescador tem uma cota anual de comercialização, o equivalente a 3 mil quilos de pescado totalizando R$ 4.500, que é depositado diretamente na conta corrente do beneficiário no prazo de 7 a 10 dias após a entrega do pescado.

Compra direta – Tem por objetivo evitar o desperdício de pescado em época de safra, além de oferecer um preço justo pelo quilo do pescado popular. A produção visa atender com doações às famílias em situação de insegurança alimentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.