Profissionais recebem orientação sobre o uso da Caderneta do Adolescente

Manaus – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai realizar nesta sexta-feira, dia 28, às 8h, a primeira oficina de Capacitação em Caderneta do Adolescente direcionada ao Distrito de Saúde (Disa) Fluvial. A oficina vai acontecer na sede do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), localizado na avenida Comandante Paulo Lasmar, s/nº, Conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, reunindo 160 profissionais que atuam do Disa Fluvial.

A técnica do programa Saúde do Adolescente na Semsa, psicóloga Amândia Lima, explica que a Caderneta do Adolescente e da Adolescente é um documento elaborado pelo Ministério da Saúde com orientações diversas sobre essa fase da vida (crescimento e desenvolvimento), abordando questões como a evolução do corpo feminino e masculino da infância à vida adulta, além de prevenção da violência sexual. O documento também permite o registro de informações sobre o atendimento médico realizado nas Unidades de Saúde, possibilitando acompanhar, por exemplo, a situação vacinal dos adolescentes.

Os 160 profissionais do Disa Fluvial que participarão da oficina serão divididos em duas turmas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, quando haverá discussão sobre temas como o “Marco Legal: Saúde, um direito do adolescente”, “Nutrição”, “Imunização”, “Saúde Bucal” e “Projeto de Vida para os Adolescentes”.

“O objetivo da oficina é capacitar os profissionais de saúde sobre o uso adequado da caderneta e sobre como abordar cada tema junto aos adolescentes e familiares. Por trazer a discussão do crescimento e desenvolvimento, a caderneta também estimula a discussão sobre o futuro e os profissionais precisam estar preparados para colaborar nesse processo”, informa Amándia Lima.

O trabalho de capacitação em Caderneta do Adolescente já foi concluído nos Distritos de Saúde Sul e Norte, e a oficina a ser realizada na sexta-feira, dia 28, concluirá o trabalho no Disa Fluvial. A meta da Semsa é concluir o trabalho de capacitação dos profissionais dos Distritos Leste e Oeste até o final de 2013.

Assessoria de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Eurivânia Galúcio 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.