Processos licitatórios que tramitam na CGL/AM passam a ser digitalizados

Manaus, AM – A Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas (CGL/AM) deu mais um passo rumo à modernização de seus procedimentos ao implantar a digitalização de todos os processos que tramitam no órgão. Pelo menos 217 processos licitatórios já foram digitalizados desde o último mês de setembro, quando o novo método de tramitação começou a ser adotado pela CGL/AM.

Deste total, 102 processos foram totalmente digitalizados desde a sua entrada no protocolo da Comissão até a devolução ao órgão que solicitou o certame. Outros 115 processos se iniciaram de forma física, porém foram finalizados e devolvidos online para suas respectivas secretarias, gerando redução de custos e tempo.

De acordo com dados do Departamento de Gestão e Controle (DGC) da CGL/AM, setor responsável pela digitalização dos processos, com o novo procedimento, já foi possível registrar uma redução de até 50% no uso de papéis e, também, de outros insumos, como toners para impressoras, por exemplo.

“Antes, armazenávamos todos os processos de forma física e, por  conta desta situação, precisávamos tirar várias cópias, o que demandava uso de papéis e tinta para as impressoras. Agora, o armazenamento é digital, seja diretamente no sistema  da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) ou nos próprios computadores da CGL/AM)”, explicou o diretor do DGC,  Dactivo Xavier Filho.

 

Compromisso

 

A digitalização foi um dos compromissos assumidos pelo presidente da CGL/AM, Victor Cipriano, quando passou a comandar a pasta em outubro do ano passado, já na gestão do governador Amazonino Mendes. A iniciativa atende à política do atual governo de valorizar as ações ambientalmente sustentáveis dentro das secretarias do Estado, diminuindo o uso de resíduos sólidos.

 

Além da questão ambiental, a medida traz, também, rapidez no atendimento, economia com a diminuição de custos, redução da burocracia e mais transparência nos processos licitatórios que tramitam na Comissão responsável pelas compras do Estado.

“A digitalização é um marco na história da CGL/AM”, afirmou Victor Cipriano, ao destacar o apoio que recebeu por parte do governador Amazonino Mendes para implantar essa iniciativa modernizadora.


Aprovação

 

 A digitalização dos processos licitatórios agradou as secretarias e aos demais órgãos que realizam certames por meio da CGL/AM.

 

Para o secretário-executivo adjunto da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), João Evangelista de Santana Neto, responsável pelos contratos da Secom, a digitalização adotada pela CGL/AM é uma medida sustentável que vai trazer mais eficiência aos processos licitatórios.

 

“A digitalização é uma iniciativa eficiente que vai de encontro à sustentabilidade ambiental e atende a política da administração pública. A Secom tende a se adequar a esse exemplo em seus contratos”, declarou Santana.

 

Amazoninarede-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.