Primeira-dama recebe homenagem pelo apoio à campanha de doação de órgãos no Estado

Foto-Alfredo-Fernandes

Foto-Alfredo-Fernandes

Manaus – Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, na quinta-feira, 27 de setembro, a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama, Nejmi Aziz, recebeu uma homenagem pelo intenso apoio à campanha de doação de órgãos no Estado do Amazonas. A congratulação aconteceu durante culto ecumênico realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde estiveram reunidas famílias de doadores e transplantados, que também foram homenageados pela Central de Transplantes do Amazonas.

O evento fez parte da programação da terceira edição da campanha de sensibilização de doação de órgãos no Estado, que tem resultado na evolução no número de transplantes. De acordo com a Central Estadual de Transplantes, até o mês de junho foram realizados 1.009 transplantes no Estado. Desse total, 32 foram de rim a partir de doador falecido, 202 foram de rim entre vivos e 775 de córneas. Os transplantes são feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, no primeiro semestre deste ano, foram feitos 12.287 transplantes, um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2011.

Conforme a primeira-dama Nejmi Aziz, a informação é o principal fator para o crescente número de doações. “O importante disso tudo é passarmos informações e estarmos sempre nos colocando no lugar da outra pessoa. Eu sou uma doadora e uma apoiadora da campanha porque doar é um ato de amor e solidariedade com o próximo”.
Sensibilização – De acordo com Leny Passos, coordenadora da Central de Transplantes do Amazonas, os investimentos para sensibilização sobre o tema serão contínuos.

“Estamos fazendo várias mobilizações e mantendo ações permanentes do Governo do Estado, através da Susam, do Ministério da Saúde, como treinamentos e capacitação de equipes tanto de busca de órgãos quanto de execução de transplantes. Hoje temos o nosso site (www.doeorgaos.am.gov.br) e ainda estamos realizando palestras nas escolas onde promovemos conhecimentos sobre doação de órgãos”.

Conforme o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, há uma boa expectativa de crescimento na demanda de doações com as políticas públicas do Estado. “O Amazonas é um dos Estados que mais tem avançado.

(Por:Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.