Presidente Figueiredo terra das Cachoeiras e do Galeo-da-Serra

A bela ave é atração forte para o turismo
A bela ave é atração forte para o turismo

Presidente Figueiredo, AM – Além das inúmeras  famosas cachoeiras,  as principais atrações do visitantes, o Galo-da-Serra é uma das fortes  atrações  turísticas  do município de Presidente Figueiredo, que integra a Região Metropolitana de Manaus, ligado a capital pela BR-174, além das cachoeiras, que atraem milhares de turistas ao município, o município tem vários outros atrativos que chamam a atenção dos visitantes, nesta matéria, nos reportaremos de uma linda ave, que é um dos símbolos da cidade, por isso ganhou a homenagem emprestando seu nome para um traicional bairro da cidade, o Galo a Serra.

 

O belo galo-da-serra é uma das  atrações turísticas de Pres. Figueiredo
O belo galo-da-serra é uma das atrações turísticas de Pres. Figueiredo

A bela ave, encontrada na Amazônia, é um dos pássaros mais espetaculares do mundo.Sua linda plumagem colorida e o cortejo que faz as fêmeas é tão especial que atrai admiradores e observadores de pássaros de todo o mundo.

Apenas duas espécies de galo-da-serra são encontradas no norte da Amazônia. As duas alimentam-se principalmente de frutas e constroem seus ninhos nas faces rochosas de penhascos, grandes rochas, grutas, ou em desfiladeiros.

Nas grutas da cidade de Presidente Figueiredo, a 100 quilômetros de Manaus é possível ver ninhos de galos-da-serra, permanentemente vigiados pelos guardas locais para que os filhotes não sejam roubados e comercializado de maneira ilegal, evitando dessa maneira um crime ambienta.

Trabalho isolado

O interessante da história que é a galinha da serra que realmente cuida da família. A fêmea sempre bota dois ovos. Ela constrói o ninho e cuida dos filhotes sem nenhum apoio do macho. Os machos adultos empregam grandes partes de seu tempo em locais especiais onde tem lugar os cortejos, conhecidos como leks. Nestes locais eles fazem a defesa do território, alem de exibirem para as fêmeas que visitam o lek. Em seguida elas selecionam o macho para acasalamento.

O galo-da-serra é uma ave passeriforme que pertence à família cotingideos, conhecida cientificamente como Rupicola rupicola. Também conhecidos como o nome de galo-da rocha e galo-do-para e chegam a medir ate 28 cm de comprimento.

As cachoeiras, não são as únicas atrações  turísticas de Pres. Figueiredo
As cachoeiras, não são as únicas atrações turísticas de Pres. Figueiredo

Os predadores naturais do galo-da-serra incluem as seguintes espécies: gavião-de-penacho, uiraçu-falso, gavião-preto, gavião-bambachinha-preto,onça pintada, jaguatirica,puma, gavião-relogio.Os predadores são atraídos pelo silvo emitido pelo macho na dança pré-nupcial

Apesar de ser comum encontrá-lo na região em que habita e ser apreciado por colecionadores de pássaros ratos de gaiolas, o galo-da-serra é avaliado como pouco preocupante na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção.

Amazonianare-pesquisa

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.