Prefeitura promoverá atividade física em seis bairros da cidade

(Foto: Marcio James / Semcom)

 

(Foto: Marcio James / Semcom)A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Dr. Thomas, comemora o Dia do Idoso (1/10) com a realização do Programa de Inclusão de Idosos no Lazer e Recreação (Proidoso) em seis bairros de Manaus, totalizando 600 beneficiados.

O projeto teve início em julho e desenvolve atividades físicas, artísticas e recreativas nos bairros Armando Mendes, Cachoeirinha, São Francisco, Japiim 2, João Paulo 2 e Santo Antônio. Cada núcleo tem um coordenador e dois professores.

Segundo a diretora-presidente da Fundação, Martha Cruz, o projeto surgiu da necessidade de levar projetos de promoção de qualidade de vida aos bairros. “O nosso objetivo é descentralizar as ações. Estamos levando as atividades aos bairros, garantindo a integração do idoso na comunidade em que vive”, disse Martha.

A diretora ressaltou que a descentralização atende à determinação da Política Municipal do Idoso. O Proidoso é um projeto piloto que está funcionando em seis núcleos da Prefeitura de Manaus, onde já existe infraestrutura e atendimento a idosos.

“Estamos desenvolvendo uma primeira experiência para que o projeto possa ser ampliado para os cerca de 130 grupos de idosos existentes na cidade, como ação complementar às atividades já desenvolvidas”, informou Martha.

Desenvolvimento das ações

A primeira versão do Proidoso tem duração de seis meses, de julho a dezembro. As atividades serão realizadas em cada um dos seis núcleos três dias por semana, durante três horas diárias definidas por cada grupo.

Cada núcleo tem capacidade para atender 100 idosos por dia, totalizando 600 pessoas. As ações desenvolvidas incluem atividades físicas (vôlei, futsal, atletismo e basquete, caminhada, ginástica, tai chi chuan e danças), recreativas, artísticas, palestras educativas, passeios, eventos festivos e jogos de salão, dominó, baralho e dama.
“Com o Proidoso esperamos também possibilitar o convívio social e oferecer ocupação aos idosos, evitando o adoecimento, a depressão. O idoso ativo torna-se menos vulnerável a situações de violência”, ressaltou Martha.

Núcleo do São Francisco

No núcleo do bairro São Francisco, que funciona na Casa do Cidadão, a sexta-feira foi dia de comemorar os aniversariantes do mês e o Dia do Idoso. Os participantes do Proidoso também utilizam a estrutura do Ginásio Poliesportivo do São Francisco para fazer as atividades físicas.

A idosa Marilda Roberta dos Santos,de 74 anos, disse que o projeto representa para ela a oportunidade de encontrar os amigos e de se divertir. “Ficar só nessa idade é muito ruim. Aqui a gente se diverte, brinca, faz exercícios e fica melhor”, disse Marilda. Ela ressaltou que já participou de atividades no Parque do Idoso, mas prefere ficar no bairro. “Gosto de ficar aqui mesmo na comunidade, venho a pé”, afirmou Marilda.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.