Prefeitura promove caminhada de combate ao trabalho Infantil

14-10trabalhoA Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria Municipal de Assistência social e Direitos Humanos (Semasdh) promoveu na manhã desta terça-feira, 14, uma Caminhada de Sensibilização Contra o Trabalho Infantil realizada em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI).

A caminhada contou com a presença de mais de 100 pessoas entre servidores da Semasdh, Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público do Trabalho (MPT) organizações da sociedade civil e estudantes de assistência social, além de outras entidades da rede de combate ao trabalho infantil.

A caminhada partiu do Largo do Mestre Chico, localizado entre os bairros Cachoeirinha e Educandos, zona sul da cidade, e seguiu pela Avenida Manaus Moderna até a feira e o entorno do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Segundo a Coordenadora do PETI da Semasdh, Iracilda Nascimento, está área tinha, historicamente, uma grande presença de trabalho infantil, e mesmo após os feirantes terem sido conscientizados a não sujeitar as crianças a estas situações de risco, na área externa das feiras ainda se pode encontrar crianças e adolescentes trabalhando ou pedindo esmolas, o que justifica este trabalho continuado de sensibilização da população do local.

“Esta é mais uma caminhada que a Prefeitura promove para sensibilizar a população manauara a dizer sempre não ao trabalho infantil”, enfatiza Iracilda. “Todo o trabalho tem início com a sensibilização da população para que cada um faça sua parte”, ressaltou.

A Semasdh tem ações constantes onde trabalha o enfrentamento à exploração sexual e ao trabalho infantil. Nesta época de boi Manaus e comemorações do aniversário da Cidade, está com ações diárias em todos os locais de festividades para sensibilizar as pessoas, além da Equipe de Abordagem Social da secretaria, que percorre toda a cidade, resgatando crianças de situação de risco, sensibilizando, notificando e atuando para diminuir a vulnerabilidade social.

Foto: Altemar Alcantara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.