Prefeitura limita horário para uso da faixa de areia na Ponta Negra

Espaço democrático e cartão postal natural de Manaus, o Parque Ponta Negra terá novas regras de convivência já para este Verão, visando ordenar a ocupação na areia e preservar a segurança dos usuários do balneário.

Entre as medidas, que começam a valer a partir desta segunda-feira, 19, está o horário de funcionamento também para uso da faixa de areia, de 6h à meia-noite. A regra anterior, que limita o horário para banho de 6h às 17h continua valendo.

Nesse período, o Corpo Permanente de segurança está no balneário, com equipes da Prefeitura e Governo, por meio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Até às 17h, o balneário tem salva-vidas, bombeiros e equipes de atendimento à saúde, de plantão. Depois desse horário, para a própria segurança do usuário, é proibido entrar no rio. E entrar na água à noite é uma pratica arriscada, que consta dos principais manuais de segurança de praias do País. As regras estão previstas no regulamento e nas normas de uso do Parque Ponta Negra, cuja administração e gerência são de responsabilidade do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).

“A faixa de areia é usada depois do pôr do sol e logo após o nascer do sol para prática de esportes em geral. A praia da Ponta Negra é um lugar de celebração, de lazer, de esportes, um balneário alegre, e depois de meia-noite não há mais atividade esportiva que justifique ficar com a praia aberta”, explica o presidente do Implurb, arquiteto Roberto Moita. À meia-noite, a Guarda Municipal tem orientação para retirar as pessoas da areia.

O horário também vai ajudar a ordenar o espaço e oferecer mais segurança aos seus usuários, uma vez que as normas do parque vinham sendo descumpridas, especialmente durante a madrugada. Por conta do desrespeito, a Prefeitura determinou o novo horário de uso da faixa de areia, uma vez que pessoas estavam ficando até a madrugada no local, bebendo e até mesmo entrando nas águas. “Também tem sido recorrente a apreensão de garrafas de vidro, o que é proibido pelas normas do parque”, conta Moita.

As medidas visam o bem estar coletivo, segundo o presidente, e para melhorar o funcionamento no parque, “para que todos tenham mais tranquilidade, conforto e segurança na praia, evitando o uso inadequado do ambiente”. A comissão que administra o parque tem recebido ocorrências na madrugada de depredações, vandalismo e até de roubos às barracas de praia, mesmo com o suporte da Polícia Militar em ronda. “É preciso entender que a praia e o parque são patrimônios de todos, e precisam da conservação da população, que também pode ajudar sendo fiscal”.

O ordenamento de praias é comum em outros Estados do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, e até mesmo fora do País, como na Espanha, Estados Unidos e Portugal, entre outros, cujos balneários têm regras e horários de funcionamento. Como espaço democrático, a praia precisa de regras de convivência, o que é muito importante para manter o lugar limpo, agradável e belo.

As campanhas educativas vão continuar chamando atenção dos frequentadores para as normas de uso e para melhor convivência, evitando a poluição na areia e lixo jogado no chão. Equipes da Semulsp fazem limpeza no balneário após seu fechamento.

As proibições

As barreiras de contenção que existem nos acessos à praia da Ponta Negra visam coibir a entrada de animais na areia e comida, para evitar contaminação; de garrafas ou objetos de vidro; o uso de pipas; e o banho após às 17h.

Não é permitida a venda de bebidas por ambulantes na praia, conforme determina a legislação, e as bebidas alcoólicas só poderão ser comercializadas em pontos fixos. “As medidas tomadas visam a segurança dos usuários da praia e demonstram o zelo com o bem público”, diz o presidente do Implurb.

Em caso de dúvida ou em qualquer situação de risco, é recomendado que se procure os colaboradores do Implurb, guardas municipais, PMs ou salva-vidas.

(Reportagem: Cláudia do Valle)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.